Coronel-aviador Kazuhiko Toda terá Cidadania Honorária de Curitiba

por Fernanda Foggiato | Revisão: Vanusa Paiva — publicado 07/03/2022 15h15, última modificação 07/03/2022 15h37
Proposta pelo vereador Hernani, a homenagem foi aprovada em plenário na manhã desta segunda-feira (7), em primeira votação.
Coronel-aviador Kazuhiko Toda terá Cidadania Honorária de Curitiba

Hernani ressaltou o engajamento do homenageado em causas sociais. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)

A Câmara Municipal de Curitiba (CMC) homenageará o coronel-aviador Kazuhiko Toda, da Força Aérea Brasileira (FAB), com a Cidadania Honorária da capital. Essa é a maior honraria que o Legislativo concede a pessoas nascidas em outras cidades. Proposto pelo vereador Hernani (PSB), o projeto de lei foi aprovado em primeiro turno, na sessão desta segunda-feira (7), com o apoio de 30 parlamentares – outros 3 se abstiveram da votação (006.00017.2021). 

Natural de São Paulo (SP), Toda morou em Curitiba durante a infância. Ingressou na Academia da FAB em 1992 e desde então passou por diversas cidades brasileiras. Retornou à capital paranaense, em 2020, para comandar o Segundo Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA II) – unidade, localizada no bairro Bacacheri, que é responsável pelo gerenciamento do espaço aéreo de diversos estados do país. 

Na discussão da matéria, Hernani destacou o currículo do homenageado e sua dedicação às causas sociais. “Ao assumir a função de comandante do CINDACTA II, ele se deparou com a pandemia da covid-19. Sensível às circunstâncias atuais e atento às necessidades das instituições de atendimento às pessoas carentes da sociedade curitibana, realizou campanhas de arrecadação de donativos, estimulando a doação de agasalhos e alimentos sob o tema Juntos Somos Mais”, citou o autor. 

Em uma das campanhas, relatou o vereador, foram arrecadados 192 quilos de alimentos, 102 peças de roupas infantis, 43 peças de roupas infantojuvenis, 76 peças de roupas masculinas, 165 peças de roupas femininas e 76 calçados de diversos números, entregues à União Paranaense de Apoio à Criança com Câncer (UNIPACC). Toda também incentivou, junto ao efetivo, campanhas de doação de sangue e apoio ao Programa Forças no Esporte (Profesp).  

“Esta homenagem é mais que merecida”, disse Alexandre Leprevost (Solidariedade), primeiro-vice-presidente do Legislativo. Nori Seto (PP) também elogiou a iniciativa, em especial “pelo lado humanitário das ações desenvolvidas [por Toda] durante a pandemia”. 

O projeto retorna à pauta, nesta terça-feira (8), para a segunda votação. Os vereadores aprovaram, nesta manhã, mais quatro propostas de lei – uma delas, de iniciativa do vereador Tico Kuzma (Pros), pretende instituir o Dia da Gratidão, em reconhecimento aos profissionais da linha de frente da pandemia, no calendário oficial de eventos da capital (saiba mais). 

Nesta terça, Dia Internacional da Mulher, entra na pauta da Câmara de Curitiba, para a discussão em primeiro turno, a criação da Campanha de Conscientização do Ciclo Menstrual nas escolas da rede municipal. O projeto de lei, assinado pela vereadora Maria Leticia (PV), pretende alertar para a pobreza menstrual, que põe em risco a saúde de meninas, mulheres e homens trans (saiba mais). 

As sessões plenárias começam às 9 horas e têm transmissão ao vivo pelos canais da Câmara de Curitiba no YouTube, no Facebook e no Twitter.