Conselho da PcD será consultado sobre uso do recuo de estacionamento

por Pedritta Marihá Garcia — publicado 03/10/2023 16h20, última modificação 03/10/2023 16h24
Projeto de lei recebeu parecer por mais informações da Comissão de Acessibilidade.
Conselho da PcD será consultado sobre uso do recuo de estacionamento

Dois projetos de lei estavam na pauta da Comissão de Acessibilidade desta semana. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)

O projeto de lei que regulamenta condições de utilização do recuo frontal para estacionamento de veículos por estabelecimentos comerciais e prestadores de serviços será enviado pela Câmara Municipal de Curitiba (CMC) para uma consulta ao Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência. A decisão partiu da Comissão de Acessibilidade e Direitos da Pessoa com Deficiência, em reunião realizada nesta segunda-feira (2). A agenda foi transmitida ao vivo no YouTube do Legislativo.

A proposta tem oito artigos e define que o uso do recuo para estacionamento só pode ser feito mediante licenciamento especialmente cedido pela Prefeitura de Curitiba, que deverá estar alinhado ao seu alvará de localização e cumprir as condições estipuladas em lei (005.00140.2022). No projeto, as condições estão descritas no artigo 3º e são em número de nove, contemplando, por exemplo, que deve haver acesso independente para veículos e pessoas, sendo que o dos pedestres deve ter no mínimo 1,20 metros de largura, que as vagas devem ser descobertas e que o intervalo entre as guias rebaixadas deve ser de no mínimo 5 metros.

O projeto de lei veda o uso excepcional do recuo para estacionamento se a área for utilizada para carga e descarga e se os veículos necessitarem manobrar na área de passeio para utilizar o espaço. Por regra, as vagas de estacionamento sempre serão de uso prioritário para idosos e pessoas com deficiência. Os estabelecimentos que conseguirem a licença para esse uso se tornarão responsáveis pela manutenção da calçada em frente aos seus negócios, “independentemente da constatação de culpa pelo dono”. A iniciativa é de autoria dos vereadores Amália Tortato (Novo), Alexandre Leprevost (Solidariedade) e Herivelto Oliveira (Cidadania).

No colegiado de Acessibilidade, a relatoria ficou a cargo de Marcos Vieira (PDT). No parecer por mais informações, o vereador destacou que projetos de desenvolvimento urbano que consideram as necessidades das pessoas com deficiência beneficiam não apenas esse grupo, mas toda a comunidade, além de auxiliar no cumprimento dessas leis e normas. Por isto a ideia, segundo ele, é que o Conselho dos Direitos da Pessoa com Deficiência “se manifeste sobre a proposta normativa e indique se existe ou não prejuízo para a acessibilidade”.

Pedidos por mais informações de outros órgãos, segundo o Regimento Interno, suspendem os prazos por até 30 dias para dar tempo para que as unidades demandadas se manifestem. Se ao final deste prazo não houver resposta, o projeto de lei volta à pauta do colegiado, sendo submetido a novo parecer do mesmo relator.

Semana de Valorização de Pais Atípicos é acatada pela comissão

Proposta que estabelece a “Semana Pai e Mãe +” também foi discutida na Comissão de Acessibilidade. De Pier Petruzziello (PP), presidente do próprio grupo, a matéria tem o objetivo de promover a conscientização da sociedade sobre os desafios enfrentados diariamente por pais e mães atípicos, aqueles que cuidam dos filhos com deficiência (005.00124.2023). A ideia é que a data seja realizada anualmente na terceira semana de setembro.

No colegiado, o relator do texto foi Alexandre Leprevost (Solidaridade) que em seu voto favorável disse ser necessária uma data para “conscientizar os desafios enfrentados aos pais e responsáveis”. O projeto, continuou, “é de grande valia e de grande importância para todos que fazem parte do círculo de relacionamento da pessoa com deficiência”. Agora, a matéria segue para a análise da Comissão de Direitos Humanos, Defesa da Cidadania, Segurança Pública e Minorias.

O que faz a Comissão de Acessibilidade?

A função desta comissão é a de elaborar parecer sobre matérias relacionadas aos direitos da pessoa com deficiência e à acessibilidade para pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida às edificações, vias e espaços públicos, transporte, mobiliário, equipamentos urbanos e sistemas e meios de comunicação. As reuniões são mensais, às segundas-feiras, após a sessão plenária. Fazem parte do colegiado os vereadores Pier Petruzziello, presidente; Marcos Vieira (PDT), vice-presidente; Alexandre Leprevost, Beto Moraes (PSD) e Toninho da Farmácia (União).