Conjuntos habitacionais devem ser priorizados

por Assessoria Comunicação publicado 02/09/2009 19h35, última modificação 25/06/2021 09h57
O bairro Boa Vista está sendo contemplado com ampliação do Centro de Urgências Médicas e novas instalações do Armazém da Família. Na Barreirinha, acontece a reforma e ampliação do Armazém da Família Santa Efigênia, enquanto no Santa Cândida é construída uma quadra coberta da Escola Santa Águeda.
Estas obras, segundo comentário feito  na Câmara de Curitiba  pelo vereador Jairo Marcelino (PDT), “são de vital importância para a manutenção da qualidade de vida da população e incentivo ao desenvolvimento da região. Contudo, também é preciso priorizar  condições de acesso na malha viária.”  O parlamentar se refere à necessidade de recuperação da pavimentação em antipó de diversas ruas na região norte, incluindo as de  necessidades básicas em conjuntos residenciais. Cita como exemplo Abaeté I e II, Paineiras e  Santa Efigênia I e II. “Nestes locais, as chuvas torrenciais que  assolaram recentemente Curitiba deixaram um rastro  de prejuízo em muitas vias públicas.”  Os moradores têm reclamado, pedindo providências  de caráter emergencial. Porém, de forma segura, para não  abrirem   novos buracos.
Ao destacar a execução de programas de obras e campanhas que vêm facilitando o trânsito da cidade, o vereador Jairo Marcelino reconhece os efeitos do Plano de Melhoria do Trânsito, uma somatória de medidas que já resultou em mais de 10 mil metros  quadrados de sinalização asfáltica para pedestres, faixas de tráfego e locais de parada.  Enquanto já foram colocadas mais de 850 placas de trânsito e 117 cruzamentos alterados, Jairo Marcelino reforça a necessidade de garantir os acessos  aos conjuntos residenciais.
Inaugurados nos anos de 1982 e 83, os conjuntos  Abaeté I e II, no Boa Vista, somam 608 apartamentos e 348  moradias, representando uma população de famílias de trabalhadores e pessoas que precisam de  deslocamento diário em segurança. O  mesmo acontece no conjunto Paineiras, existente no bairro Barreirinha desde 76, com 261 casas.  As 860 moradias, entre apartamentos e casas dos conjuntos Santa Efigênia I e II, do mesmo bairro, dão uma ideia da proporcionalidade de  vias públicas com necessidade de manutenção permanente.  “A ocorrência de chuvas, neste ano, indica uma situação também constante à qual deve-se manter atenção redobrada”, pede o parlamentar.