Confirmada cidadania honorária ao fundador do Grupo Lanteri

por Assessoria Comunicação publicado 21/10/2013 10h45, última modificação 20/09/2021 11h00

A Câmara Municipal acatou, em segunda votação, o projeto de lei para conceder a cidadania honorária de Curitiba ao ator e diretor de teatro Aparecido Isabel Massi, fundador do Grupo Lanteri (006.00021.2013). A iniciativa é do vereador Chico do Uberaba (PMN), que destacou a trajetória do homenageado, natural de Ibiporã (PR), e a relevância do grupo de teatro amador responsável, dentre outros espetáculos, pela encenação da Paixão de Cristo.

“Esta é a homenagem da Casa e dos cidadãos de Curitiba pelo orgulho de termos o maior grupo de teatro amador ao ar livre, independentemente da religião de cada um”, disse Chico do Uberaba. “Tive o prazer de ser um dos fundadores do Grupo Lanteri, que já reuniu, na Pedreira Paulo Leminski, para a encenação da Paixão de Cristo, mais de 40 mil pessoas”, completou. Desde 2008, por iniciativa do ex-vereador Paulo Frote, a atividade faz parte do calendário oficial de eventos do município.

O Grupo Lanteri teve início na Paróquia São Paulo Apóstolo, localizada na Vila São Paulo, no Uberaba. À época seminarista, Massi dava aulas de catequese e comandava o grupo de jovens do local. Ele montou, em 1978, o espetáculo Paixão de Cristo, encenado pelas ruas do bairro. Já com o apoio da Fundação Cultural de Curitiba, as apresentações passaram para o Centro Histórico da cidade.

A “Vida, Paixão e Morte de Jesus Cristo” adotou como palco, em 1991, a Pedreira Paulo Leminski, atraindo milhares de pessoas. Massi foi, até 2010, o protagonista do espetáculo. “O Lanteri nasceu como um grupo pequeno e hoje comporta milhares de figurantes”, disse Helio Wirbiski, que também é morador do Uberaba.

Já a segunda vice-presidente da Casa, Julieta Reis (DEM), destacou o pioneirismo de Massi nas encenações ao ar livre. Tico Kuzma (PROS) e o segundo-secretário, Serginho do Posto (PSDB), também participaram do debate e destacaram a contribuição do ex-seminarista ao cenário cultural da capital.