Comunicação Pública: Câmara de Curitiba recebe alunos da Universidade Positivo

por Mauricio Geronasso*, especial para a CMC — publicado 25/10/2023 15h20, última modificação 25/10/2023 15h29
A diretora de Comunicação Patricia Tressoldi apresentou aos alunos de jornalismo da Universidade Positivo o jeito de fazer comunicação pública da Câmara de Curitiba.
Comunicação Pública: Câmara de Curitiba recebe alunos da Universidade Positivo

Estudantes da Universidade Positivo visitaram a Câmara de Curitiba e conheceram a DCS. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)

Nesta semana, 88 estudantes de Jornalismo da Universidade Positivo visitaram a Câmara Municipal de Curitiba (CMC) para conhecer o Legislativo e a forma que a Diretoria de Comunicação Social da CMC criou para levar informações à população. A atividade começou na segunda-feira (23), com a vinda de um grupo formado de 40 alunos, e continuou na quarta-feira (25), com a presença de mais 48 aspirantes à carreira de jornalista.

Estamos sempre abertos a discutir o nosso trabalho com a sociedade. Cabe a nós processar essas opiniões para melhorar a qualidade daquilo que entregamos para a população de Curitiba”, destacou a jornalista Patricia Tressoldi, diretora da DCS. “Estamos sempre aperfeiçoando nossa gestão de Comunicação Social. A ideia é que as pessoas busquem conteúdo da CMC e achem o nosso canal, interagindo com ele como fazem com um portal de notícias”, adiantou.

Entendemos que a formação humana do estudante não é apenas através das técnicas de jornalismo, mas também que ele consiga entender que, enquanto futuro jornalista, ele vai desempenhar um importante papel perante a sociedade. Aqui é possível que eles verifiquem quais são os princípios da cidadania e o que realmente é feito na Câmara Municipal”, explicou Daniel Zanella, que trouxe os alunos para a CMC, e leciona a disciplina de Jornalismo, Ética e Democracia no curso da Universidade Positivo.

Nos dois bate-papos, Patricia Tressoldi apresentou aos estudantes o modelo de comunicação pública da CMC e os projetos mais recentes da Diretoria de Comunicação Social, voltados às redes sociais. “Estamos profissionalizando nosso canal do Youtube, retomamos a cobertura ao vivo das sessões no X (Twitter), além de trabalharmos com o Instagram e o TikTok”, disse. Hoje, a CMC tem parcerias com a Urbs, para divulgação institucional no transporte coletivo, e com a Prefeitura de Curitiba.

Saiba como agendar uma visita na Câmara de Curitiba

As visitas à CMC duram em média uma hora e meia e são acompanhadas por servidores da Escola do Legislativo Maria Olympia Carneiro Mochel. Apesar de a maior parte dos agendamentos ser feita por instituições de ensino, o programa atende a outros grupos, como comitivas de outras cidades (até mesmo de fora do Brasil), participantes de congressos e turmas da melhor idade. São proibidos, apenas, o porte de armas e a entrada com bebidas alcoólicas, objetos que possam causar lesões ou ferimentos e, para crianças a partir de 10 anos, o uso de chinelos, bermudas e shorts.

As visitas são realizadas de segunda a sexta-feira, tanto pela manhã quanto no período da tarde. Para realizar o agendamento, basta preencher um formulário online no site institucional.

 

*Notícia elaborada pelo estudante de Jornalismo Mauricio Geronasso, especial para a CMC.
Supervisão do estágio: José Lázaro Jr.
Revisão: Ricardo Marques