Comissão que vai avaliar situação de pontes e viadutos inicia os trabalhos

por Assessoria Comunicação publicado 20/11/2019 14h15, última modificação 11/11/2021 09h08

A Câmara Municipal de Curitiba (CMC) instalou, nesta quarta-feira (20), uma comissão especial que vai vistoriar os viadutos e pontes da cidade, catalogá-los e avaliar a integridade destas estruturas. O grupo é formado por nove vereadores e, inicialmente, tem 30 dias para concluir os trabalhos e apresentar relatório com suas conclusões e eventuais recomendações à Prefeitura, além de outros encaminhamentos. No encontro de hoje, Mauro Ignácio (PSB) foi eleito presidente, Professor Silberto (MDB) o vice-presidente, e Bruno Pessuti (PSD) o relator.

“Queremos com esta comissão prevenir, para que não aconteçam acidentes e tragédias como os registrados em São Paulo, Rio e Brasília”, destacou Ignácio. No entendimento do vereador, outra frente de ação do colegiado será propor melhorias ao sistema viário. “Há alguns viadutos saturados, como o do Orleans, o da Marechal, com suas capacidades esgotadas, devido ao tempo, talvez com mais de 50 anos de uso. Será que é possível duplicar, ou criar algum acesso alternativo? É uma discussão que a Câmara vai conduzir”, adiantou.

Bruno Pessuti pediu a colaboração da população, para que sejam indicados locais que precisam ser vistoriados, por haver alguma suspeita de problema estrutural. “Nós vamos produzir um relatório técnico, que será encaminhado à Prefeitura, para que as manutenções devidas sejam feitas. Hoje mesmo ocorreu um problema no viaduto do Bairro Alto, que poderia ter sido identificado anteriormente, o que causou transtornos aos moradores, ao trânsito. A manutenção corretiva geralmente é mais cara que a preventiva”, alertou o relator.

A segunda reunião está marcada para a próxima segunda-feira (25), às 8h, quando o colegiado deve aprovar seu regulamento interno e definir os próximos encaminhamentos. Durante os trabalhos poderão ser feitas diligências, oitivas com autoridades e especialistas ligados ao assunto, solicitadas informações oficiais e documentos ao poder público. O Instituto de Engenharia do Paraná (IEP) e a Universidade Federal do Paraná (UFPR), por meio do curso de Engenharia Civil, já manifestaram interesse em participar dos estudos, antecipou Bruno Pessuti.

Também integram da comissão especial, conforme a proporcionalidade dos partidos representados na Casa, os vereadores Cacá Pereira (DC), Dr. Wolmir Aguiar (PSC), Marcos Vieira (PDT), Maria Manfron (PP), Mauro Ignácio (PSB), Oscalino do Povo (Podemos) e Serginho do Posto (PSDB).