Comissão discute habitação com a Cohab

por Assessoria Comunicação publicado 20/07/2009 18h30, última modificação 24/06/2021 11h00
A Comissão de Urbanismo e Obras Públicas da Câmara de Curitiba reuniu-se, na tarde desta segunda-feira (20), com o presidente da Companhia de Habitação Popular de Curitiba (Cohab), Mounir Chaowiche. O objetivo foi acompanhar como está o andamento dos projetos de habitação na cidade e falar sobre o Fundo Municipal de Habitação de Interesse Social. Fazem parte da comissão os vereadores Tico Kuzma (PSB), Jonny Stica (PT), Julieta Reis (DEM), Omar Sabbag Filho (PSDB) e Felipe Braga Côrtes (PSDB).
“Neste período de recesso da Câmara, quando não ocorrem sessões plenárias, nós, vereadores, aproveitamos para nos inteirar um pouco mais sobre como funcionam os projetos da prefeitura e também para exercermos uma de nossas funções, que é a de fiscalizar o poder Executivo”, disse o presidente da comissão, Tico Kuzma.
Durante a reunião, Mounir Chaowiche explicou como funcionam os programas de financiamento e habitação. Segundo ele, hoje existem 30 mil famílias sendo beneficiadas com obras já concluídas ou em andamento pela prefeitura. “São investimentos da ordem de R$ 400 milhões na habitação da cidade, que atendem dois públicos: as famílias inscritas na Cohab e moradores de áreas irregulares. Todos os nossos projetos têm coleta e tratamento de esgoto e o diferencial é que, apesar de não estar previsto por lei, os empreendimentos têm pavimentação asfáltica porque a essência de nossos projetos é a qualidade de vida das famílias”, justificou o presidente da Cohab. Ele ressaltou a importância de se contemplar uma lei que preveja parte da pavimentação asfáltica pelos investidores das obras. “Nada que prejudique os empresários, mas que fique bom para todos os lados”, comentou.
Chaowiche falou sobre o Fundo Municipal de Habitação de Interesse Social, criado para suportar financeiramente o Programa Municipal de Habitação de Interesse Social. “Extinguimos o fundo antigo e criamos um novo, que é vinculado à Secretaria Municipal de Obras Públicas e a gestão dos recursos é orientada pelo Conselho Gestor”, lembrou. Entre os integrantes do conselho está o vereador Omar Sabbag Filho e, como suplente, Luiz Felipe Braga Côrtes.
“Esta integração entre a comissão e a Cohab é relevante para que os programas aconteçam com os melhores resultados possíveis. Muitas vezes há a necessidade de realizar ajustes na legislação urbanística. Um exemplo é o que foi falado nesta reunião sobre modificar a Zona Residencial Nível 2 (ZR2). Hoje, a legislação municipal só permite construções residenciais de dois pavimentos, mas se pretende aumentar para quatro pavimentos, visando melhor aproveitamento dos terrenos em habitações de interesse social”, explicou Omar Sabbag. Sobre o assunto, a comissão participará futuramente de outra reunião com a Cohab, a Secretaria Municipal de Urbanismo e o Sinduscon-PR (Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado do Paraná) para definir o que pode ser feito.
Na próxima quarta-feira (22), está agendada outra reunião da Comissão. Desta vez, com o Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc), para analisar o projeto de implantação do metrô.