Comissão de Educação admite criação do Dia Municipal da Erva-Mate

por Claudia Krüger | Revisão: Alex Gruba — publicado 03/10/2022 17h35, última modificação 03/10/2022 18h04
Data a ser comemorada em 24 de abril já está apta para ser apreciada em plenário.
Comissão de Educação admite criação do Dia Municipal da Erva-Mate

Comissão de Educação admitiu Dia da Erva-Mate, a ser comemorado em 24 de abril. (Foto: Carlos Costa/CMC)

A Comissão de Educação, Cultura e Turismo admitiu, em reunião remota, nesta segunda-feira (3), o projeto de lei que inclui, no Calendário Oficial do Município, o Dia da Erva-Mate, a ser celebrado anualmente em 24 de abril. O Paraná é o maior produtor de mate no Brasil, e a capital paranaense foi uma cidade que prosperou a partir da produção e venda da erva-mate, no século XIX. 

Com o parecer positivo da vereadora Sargento Tânia Guerreiro (União), a proposta, de iniciativa do Pastor Marciano Alves (Solidariedade), já pode ser enviada ao plenário, para votação, em primeiro turno (005.00126.2022). 

Artes visuais
Outro projeto admitido é a realização do Circuito Municipal de Artes Visuais (CMAV). A matéria prevê a criação de um itinerário a ser percorrido para se conhecer obras de arte visuais de artistas curitibanos que estão em escolas, centros culturais e universidades. O circuito também poderia ser implantado de maneira virtual (005.00117.2021 com substitutivo 031.00042.2021). A proposição, de Marcos Vieira (PDT), havia recebido um outro substitutivo (031.00108.2021), mas este foi retirado pelo autor.

Voto contrário
A Comissão de Educação resolveu devolver aos autores, Professor Euler (MDB) e Sargento Tânia Guerreiro, a proposta que pretende alterar a denominação da Praça Afonso Botelho para Praça Barcímio Sicupira Júnior (010.00002.2021 com substitutivo 031.00049.2022). O relator da proposição, Nori Seto (PP), pretendia dar voto contrário à matéria, por não atender às questões jurídicas necessárias ao seu trâmite. No entanto, Amália Tortato (Novo) emitiu um voto em separado, considerando melhor devolver o texto aos autores, para que decidissem um melhor destino ao projeto.