Comissão de Economia elege novo diretor da Controladoria

por Assessoria Comunicação publicado 14/05/2013 14h45, última modificação 15/09/2021 11h57

A Controladoria do Legislativo, a partir desta terça-feira (14), passa a ser dirigida pelo servidor municipal João Carlos Milani Santos. Ele foi escolhido para o cargo pelos membros da Comissão de Economia, Finanças e Fiscalização. Milani venceu uma eleição interna, no âmbito da comissão, também disputada por outros dois servidores (Carlos Niemeyer e Rogério Capriglioni). Todos os três apresentaram sua experiência funcional aos membros da comissão, presidida pela vereadora Professora Josete (PT).

Milani venceu por unanimidade, após os outros dois servidores (que já trabalharam na Controladoria) defenderem sua indicação. Ao invés de assumir o mandato por quatro anos, ele ficará na função durante pouco mais de sete meses, cumprindo um “mandato tampão” ocasionado pela aposentadoria da antiga diretora da Controladoria, Tânia Mara do Prado Chiamulera. “Quero aproveitar esse tempo para trocar experiências com outras controladorias, como a do Tribunal de Contas do Estado, para ampliar o trabalho que já é feito pela Câmara”, disse Milani.

O novo diretor da Controladoria tem 31 anos de trabalho dentro do Legislativo. Antes de assumir a função, estava lotado na Diretoria de Administração e Finanças (DAF) da Câmara Municipal. “Nós fiscalizamos licitações, compras e atos dos recursos humanos, conforme regula a lei municipal 12.089/2006”, explica Milani.

A norma foi aprovada pela Câmara de Curitiba em dezembro de 2006. Na época, a criação da Controladoria era uma exigência legal decorrente da Lei de Responsabilidade Fiscal e de determinações do Tribunal de Contas do Estado. A equipe completa da Controladoria é composta por sete servidores (quatro efetivos e três comissionados), com competências nas áreas de contabilidade, Direito, processos administrativos e informática.

“É uma tarefa de muita responsabilidade”, disse a vereadora Josete após a votação. Serginho do Posto (PSDB) lembrou que, até a próxima eleição, em dezembro deste ano, a comissão irá regulamentar o funcionamento do pleito, podendo tornar regra os procedimentos adotados pela primeira vez este ano, como o lançamento de um edital de convocação para os interessados e a sabatina diante da comissão.

Para o presidente da Câmara Municipal, Paulo Salamuni (PV), a eleição de Milani para a Controladoria completa a segunda fase da reforma administrativa feita na Casa. “Nestes quatro primeiros meses de mandato, promovemos um rodízio democrático nas diretorias. Os novos líderes tem agora a função de criar novos "quadros", preparar mais servidores para também serem diretores no futuro, compartilhando o conhecimento que acumularam”, declarou.

“A Controladoria é um dos principais órgãos da Câmara de Curitiba, pois tem autonomia e pode indicar mudanças de rumo nos procedimentos do Legislativo. Não vamos esconder nada”, afirmou Salamuni. Participaram da eleição, além de Josete e Serginho, os vereadores Aladim Luciano (PV), Carla Pimentel (PSC), Chicarelli (PSDC), Mauro Ignacio (PSB), Sabino Picolo (DEM) e Tito Zeglin (PDT).