Comissão dá parecer sobre auxílio-funeral

por Assessoria Comunicação publicado 06/05/2008 19h30, última modificação 21/06/2021 09h40
Após apresentada emenda modificativa necessária ao ajuste legal do projeto que altera lei sobre a criação do auxílio-funeral a doadores de órgãos e tecidos para transplante, o documento, de autoria do vereador Jair Cézar (PSDB), terá tramitação regular pelas comissões da Câmara de Curitiba. Parecer técnico do vereador Valdemir Soares (PRB) assegurou o prosseguimento da matéria para  votação em plenário, na reunião da Comissão de Legislação, Justiça e Redação desta segunda-feira (5).
O autor, que é presidente desta comissão, demonstrou que o custeio não trará  impacto no orçamento municipal. “Em média, são  realizados 1,2 mil velórios  por mês, em Curitiba. Se 10% (120) das famílias concordarem com a doação de órgãos, o custo para o município será de aproximadamente  R$ 20 mil mensais”,  justificou o parlamentar.
Zoneamento
A comissão também analisou outras matérias propostas na Casa e a mensagem do prefeito Beto Richa para definir setores especiais de zoneamento na antiga BR-116, atual BR-476. “A proposta da lei é estimular a transformação de algumas áreas, principalmente as situadas ao longo da Linha Verde, constituindo um novo eixo de desenvolvimento urbano com uso misto, de caráter metropolitano. Está nesta previsão a autorização de construções  de até seis andares. A Linha Verde é o sexto maior corredor da Rede Integrada de Transporte (RIT). O primeiro trecho a ser implantado fica entre a Avenida Comendador Franco (Avenida das Torres) e o Terminal do Pinheirinho (entrada da cidade para quem vem do sul).
Segurança
Projeto de instalação de câmeras de segurança  interna nas escolas da rede municipal recebeu parecer favorável na reunião desta semana. A proposta, de autoria do ex-vereador Valdenir Dias (PSB), foi agora anexada a outra iniciativa semelhante do vereador Sérgio Ribeiro (PV), com oportunidade para prosperar e ser votada pelo plenário da Casa.
Foi submetida ao processo de vistas pelo vereador Valdemir Soares a proposta de convênio entre a Copel e o Fundo Municipal de Prevenção às Drogas (Funpred), do vereador Tico Kuzma (PSB). O parlamentar quer estimular as doações através de cobrança na conta de luz, com rapidez e segurança para o consumidor e colaborador  da causa.
Além do vereador Jair Cézar, atuam na análise de pareceres técnicos os vereadores Angelo Batista (PP), Jorge Bernardi (PDT), Professora Josete (PT), Julieta Reis (DEM), Serginho do Posto (PSDB), Sérgio Ribeiro e Pastor Valdemir Soares.