Comissão da Copa foca nos CTs

por Assessoria Comunicação publicado 01/10/2010 16h25, última modificação 01/07/2021 07h45
A presidência da Comissão da Copa do Mundo de 2014 pretende convidar o técnico da CBF e do Comitê Nacional, Carlos de La Conte, para vir a Curitiba explicar para os clubes interessados como devem proceder com relação aos CTs, Centros de Treinamento , visando habilitação para receber as seleções que vierem ao Brasil.
“Vários clubes do Paraná têm condições de proceder reformas e ampliações, adequando seus espaços dentro dos critérios exigidos pelo caderno de encargos da Fifa. Entre eles, os CTs do Atlético Paranaense, Coritiba, Paraná Clube, Trieste, Corinthians Paranaense, Operário de Ponta Grossa, Londrina, Maringá, Cascavel, Rio Branco de Paranaguá, Foz do Iguaçu, entre outros”, avalia.
Os centros de Treinamento servirão também para a Copa das Confederações de 2013, pois a Arena do Atlético Paranaense está habilitada para este torneio internacional. A Fifa exige os mesmo projetos para os CTs, incluindo sala de imprensa, sala de apoio, estacionamento, segurança, potencial de energia, assistência médica, estádio para duas mil pessoas, sem nenhuma publicidade local, sala de musculação, sala vip para parceiros   da Fifa e da CBF.
As seleções que virão a Curitiba serão conhecidas após as eliminatórias para 2014 e a cidade poderá receber jogos até as quartas de final. Curitiba também está reivindicando a possibilidade de abrigar a Central de Comunicação da Copa, mas a concorrência é bastante grande, já que disputa com Rio de Janeiro, Brasília e Minas Gerais. A abertura da Copa de 2014 deverá ser em São Paulo, possivelmente no novo estádio do Corinthians Paulista, em Itaquera, e o encerramento deverá ser no Estádio Mario Filho, o Maracanã, no Rio de Janeiro, que já está em reformas.
Um setor que vem sendo bem preparado para as ações da Copa no Brasil é o sistema de segurança integrado, unindo as policias Federal, Militar, Civil, Guardas Municipais e setores do trânsito. Algumas reuniões já foram realizadas em Brasília, com representantes das 12 cidades-sedes, incluindo Curitiba. Foram discutidos erros e acertos dos Jogos Panamericanos do Rio de Janeiro e parcerias com o Ministério da Justiça. Foi criado um caderno de responsabilidades para definir a participação de cada órgão. Também haverá o projeto família, com câmeras de monitoramento, proporcionando mais segurança ao turista. No trabalho de campo serão utilizados membros da segurança privada, que serão chamados de assistentes de ordem. Ainda está sendo preparada uma força especial para combater conflitos em grandes eventos e um controle para evitar pânicos, salvamentos, incêndios e explosões.