Combate ao suicídio: Câmara de Curitiba apoia o Setembro Amarelo

por José Lázaro Jr. | Revisão: Ricardo Marques — publicado 27/09/2023 18h00, última modificação 28/09/2023 09h30
Para apoiar o combate ao suicídio promovido pela campanha Setembro Amarelo, a CMC tem ação de conscientização no plenário e palestra aos servidores.
Combate ao suicídio: Câmara de Curitiba apoia o Setembro Amarelo

Os parlamentares receberam balões amarelos, em alusão às ações da campanha Setembro Amarelo, de combate ao suicídio. (Foto: Carlos Costa/CMC)

“Não tenha preconceito. Caso esteja sentindo que algo não vai bem, procure ajuda”. Esta é a frase que estava dentro da bexiga amarela entregue ao presidente da Câmara Municipal de Curitiba (CMC), Marcelo Fachinello (Pode), pela Divisão de Saúde Ocupacional do Legislativo. Nesta quarta-feira (27), todos parlamentares receberam um balão na mesa cor, em alusão às ações da campanha Setembro Amarelo, de combate ao suicídio.

“O Setembro Amarelo começou nos EUA, com o suicídio de um garoto de 17 anos, em 1994. No sepultamento, a família dele fez isso, levou bexigas amarelas e entregou para as pessoas, e dentro delas tinha a mensagem ‘se você precisar, peça ajuda’. Esse é o tema da campanha Setembro Amarelo em 2023 aqui no Brasil”, explicou Fachinello aos parlamentares. O presidente da CMC convidou todos a participarem da palestra “Sentimentos de Setembro”, no auditório do Legislativo, com o médico do trabalho Juliano de Trotta, especialista no assunto.

“Desde 2014, a Associação Brasileira de Psiquiatria realiza essa campanha no país e a CMC não poderia ficar de fora deste tema tão importante”, justificou Fachinello, alertando que de de 2021 para 2022 o número de suicídios cresceu quase 12% no Brasil, segundo a Organização Mundial de Saúde. “Cerca de 16 mil pessoas tiraram a própria vida em 2022 no Brasil, algo em torno de 44 pessoas por dia. O Setembro Amarelo é uma oportunidade para olharmos para dentro de nós e de enxergar os outros, de ter empatia e compreendermos que todos somos uma comunidade”, disse o presidente da CMC.

No início da palestra promovida pela Divisão de Saúde Ocupacional, Fachinello entregou ao médico do trabalho Juliano de Trotta um Voto de Congratulações e Aplausos em reconhecimento ao trabalho dele no combate ao suicídio dentro de empresas (077.00574.2023). Com pós-doutorado na área, o profissional é autor de vários programas de prevenção de doenças ocupacionais e de qualidade de vida.