Com pontos de coleta, CMC reforça a campanha Tampinha Paraná

por Mauricio Geronasso*, especial para a CMC | Revisão: Brunno Abati* — publicado 26/07/2023 15h00, última modificação 26/07/2023 10h58
A Câmara de Curitiba também se somou à Campanha do Agasalho e apoiou associação de catadores de recicláveis.
Com pontos de coleta, CMC reforça a campanha Tampinha Paraná

Projeto "transforma" as tampas de garrafas pet e de diversos outros produtos em fraldas e materiais de higiene para idosos. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)

A Câmara Municipal de Curitiba (CMC), no primeiro semestre de 2023, aderiu a três campanhas que unem solidariedade e sustentabilidade. Uma delas é o projeto Tampinha Paraná, que arrecada e vende as tampas plásticas para a reciclagem. Os recursos, então, são usados para a compra de fraldas geriátricas e outros insumos para casas-lares de idosos, como o Asilo São Vicente de Paulo. Qualquer cidadão que passar pela instituição pode depositar suas tampinhas nos dois pontos de coleta, localizados nas entradas nos anexos 1 e 2.

O pontapé da ação foi a parceria firmada com a Assembleia Legislativa do Estado do Paraná (Alep) no Dia Mundial do Meio Ambiente, 5 de junho. O lançamento oficial da campanha na Câmara de Curitiba, com a inauguração dos pontos de coleta, foi realizado durante a abertura do 1º Encontro dos Parlamentos da Região Metropolitana de Curitiba, dia 21 de junho.

Além de tampinhas de garrafa pet, a campanha arrecada outros tipos de tampas plásticas, como as usadas na cozinha (margarina, manteiga, requeijão, achocolatado, maionese, ketchup, temperos, leite, leite em pó); na área de serviço (amaciante, sabão líquido, água sanitária, álcool, desinfetante, limpa odores em geral, lustra móveis, detergente); em produtos de higiene (shampoo, condicionador, cremes de tratamento, hidratante, creme dental, acetona, sabonete líquido); e outros produtos (pacote de lenço umedecido, talco, pomadas, remédios, canetas etc.). 

De acordo com o presidente da Associação de Servidores da Câmara Municipal de Curitiba (ASCMC), Hamilton Junior, a ideia é realizar a primeira entrega das doações a uma entidade indicada pela própria CMC. “No mês de agosto, vamos ampliar a campanha junto aos estagiários para que realizem a coleta nas escolas onde estudam. Como motivação, a Associação dos Servidores da Câmara e o Sindicâmara [Sindicato dos Servidores do Poder Legislativo de Curitiba] darão uma premiação para os que mais arrecadarem. Também estamos em conversa com o marketing do Shopping Estação para disponibilizar ali mais um ponto de coleta”, adianta.

Campanha do Agasalho

Até o dia 15 de setembro, a Câmara de Curitiba também conta com dois pontos de coleta da Campanha do Agasalho 2023, que tem como slogan “Doou, Esquentou”. A iniciativa é da Fundação de Ação Social de Curitiba (FAS) e destina as roupas, cobertores, calçados e toalhas de banho doados a pessoas em situação de vulnerabilidade social ou em situação de rua, ajudando-as a enfrentar a estação mais fria do ano.

As peças doadas à campanha podem ser novas ou usadas, desde que em bom estado de conservação. Além da CMC, também existem pontos de coleta nas dez administrações regionais, no prédio central da Prefeitura de Curitiba, nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras), nos Centros de Referência Especializados de Assistência Social (Creas), no Disque-Solidariedade, vinculados à FAS, além de empresas parceiras (confira a relação).

Os pontos de coleta da Câmara de Curitiba estão localizados nas entradas dos Anexos 1 e 2. No dia 5 de julho, a CMC realizou a entrega simbólica das primeiras peças arrecadadas na instituição à presidente da FAS, Maria Alice Erthal. “Nossa posição é estratégica. Aqui é, de fato, um local onde as pessoas podem deixar as doações. A gente faz a triagem, junto com a FAS, e essas roupas, cobertores e calçados, certamente, vão ser levados para quem precisa”, ressaltou, na ocasião, o presidente Marcelo Fachinello (Pode).

Associação de catadores

A Procuradoria da Mulher (ProMulher) encabeçou a outra campanha solidária promovida pela Casa no primeiro semestre de 2023. A ação arrecadou cestas básicas para 22 famílias que atuam na coleta e na separação de recicláveis em Curitiba. A entrega à Associação de Catadores Automotores foi realizada no dia 17 de abril. "As pessoas não fazem ideia, mas não separar corretamente os resíduos em casa impacta diretamente a renda familiar dessas famílias”, explicou a vereadora Maria Leticia (PV), procuradora da Mulher e presidente da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Casa.

Em meio à campanha, os associados também conseguiram um auxílio financeiro que possibilitou a estadia da associação no barracão, localizado no bairro Parolin. Márcia Rodrigues Horst é uma das fundadoras da entidade e conta que uma empresa, antiga parceria, reapareceu e voltou a apoiá-los. "A gente conseguiu dois meses de aluguel", comemora. "É uma alegria imensa receber essas doações, estou muito feliz. Quero agradecer de coração a todo mundo que ajudou. Isso vai fazer muita diferença, vocês nem imaginam quanto."

*Notícia elaborada pelo estudante de Jornalismo Mauricio Geronasso, especial para a CMC.
Supervisão do estágio: José Lázaro Jr.
Edição: Fernanda Foggiato
*Matéria revisada pelo estudante de Letras Brunno Abati
Supervisão do estágio: Ricardo Marques