Com membros já indicados, comissões elegem presidentes a partir desta semana

por Assessoria Comunicação publicado 10/02/2020 09h50, última modificação 19/11/2021 06h49

Concluídas as indicações dos líderes de blocos e partidos com representação na Câmara Municipal de Curitiba (CMC) dos membros das 10 comissões permanentes da Casa, e após homologação do presidente Sabino Picolo (DEM), os colegiados já podem se reunir, a partir desta segunda-feira (10), para eleger seus presidentes e vice-presidentes. Conforme o Regimento Interno, as indicações precisam ser feitas anualmente até 10 de fevereiro, observada a proporcionalidade partidária, ou dos blocos parlamentares, sendo permitida a recondução do parlamentar para o mesmo colegiado que participou no ano anterior.

O presidente e o vice-presidente de cada comissão são eleitos entre os membros indicados para compor cada colegiado. A escolha pode ser feita a partir desta segunda, mas até que não haja a eleição, assume a presidência o membro mais idoso entre os componentes da comissão, que também substitui presidente e vice em suas ausências ou eventuais impedimentos. Com exceção do presidente da Casa e do primeiro-secretário, os demais vereadores devem integrar pelo menos uma comissão permanente.

As duas comissões consideradas mais importantes são as de Constituição e Justiça (CCJ) e a de Economia, Finanças e Fiscalização. Elas são as únicas compostas por nove vereadores, sendo as demais integradas por cinco parlamentares cada. A CCJ, dentre outras atribuições, avalia a legalidade das proposições e é o único colegiado com poder para arquivar projetos de lei; já a comissão de Economia analisa matérias que alteram a despesa ou a receita do Município, em especial as propostas de leis orçamentárias, além de outras funções.

Os blocos  ou partido com mais indicações para a formação das comissões permanentes são o PSB/PP/PR/DEM/PSDB, que reúne 10 vereadores; seguido pelo PDT, com 5 integrantes; PV/DC e PTB/Podemos, com 4 parlamentares cada; PSD, com 4 vereadores; bloco MDB/PT e a bancada do PSC, com 3 integrantes cada; bloco Pros/Republicanos e Patriota/SD, com 2 parlamentares cada; e Cidadania, com Herivelto Oliveira.

Composições
Foram indicados para a CCJ os vereadores Alex Rato (PSD), Colpani (PSB), Cristiano Santos (PV), Dalton Borba (PDT), Dr. Wolmir (PSC), Julieta Reis (DEM), Noemia Rocha (MDB), Osias Moraes (Republicanos) e Pier Petruzziello (PTB). O colegiado de Economia vai contar com Alex Rato, Dr. Wolmir, Edson do Parolin (PSDB), Ezequias Barros (Patriota), Mauro Ignácio (PSB), Paulo Rink (PL), Professora Josete (PT), Serginho do Posto (PSDB) e Tito Zeglin (PDT).

Confira abaixo a composição das demais comissões:

Acessibilidade e Direitos da Pessoa com Deficiência
Bruno Pessuti (PSD), Dalton Borba (PDT), Maria Manfron (PP), Pier Petruzziello (PTB) e Rogério Campos (PSC).

Direitos Humanos, Defesa da Cidadania e Segurança Pública
Beto Moraes (PSDB), Herivelto Oliveira (Cidadania), Maria Leticia Fagundes (PV), Oscalino do Povo (Podemos) e Zezinho Sabará (PDT).

Educação, Cultura e Turismo

Edson do Parolin (PSDB), Fabiane Rosa (DC), Geovane Fernandes (PTB), Marcos Vieira (PDT) e Professor Silberto (MDB).

Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável e Assuntos Metropolitanos

Bruno Pessuti (PSD), Fabiane Rosa (DC), Geovane Fernandes (PTB), Katia Dittrich (SD) e Marcos Vieira (PDT).

Participação Legislativa
Dona Lourdes (PSB), Mestre Pop (PSC), Oscalino do Povo (Podemos), Professor Euler (PSD) e Tico Kuzma (Pros).

Saúde, Bem-Estar Social e Esporte

Dr. Wolmir (PSC), Jairo Marcelino (PSD), Noemia Rocha (MDB), Oscalino do Povo (Podemos) e Tito Zeglin (PDT).

Serviço Público

Ezequias Barros (Patriota), Cacá Pereira (DC), Jairo Marcelino (PSD), Mauro Ignácio (PSB) e Tito Zeglin (PDT).

Urbanismo, Obras Públicas e TI

Bruno Pessuti (PSD), Cristiano Santos (PV), Mauro Bobato (Podemos), Serginho do Posto (PSDB) e Toninho da Farmácia (PDT).