Com Greca e Pimentel, Câmara de Curitiba reabre sessões nesta segunda

por Fernanda Foggiato | Revisão: Ricardo Marques — publicado 02/02/2024 11h50, última modificação 02/02/2024 13h20
Na manhã da próxima segunda-feira (5), Câmara de Curitiba abre as sessões plenárias do quarto e último ano da 18ª legislatura.
Com Greca e Pimentel, Câmara de Curitiba reabre sessões nesta segunda

Após recesso do plenário entre o fim de dezembro e janeiro, vereadores de Curitiba retomam sessões no Palácio Rio Branco. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)

A sessões plenárias da Câmara Municipal de Curitiba (CMC) serão retomadas na próxima segunda-feira (5), a partir das 9 horas. A abertura oficial dos trabalhos da Casa contará com a presença do prefeito Rafael Greca e do vice-prefeito e secretário estadual de Cidades, Eduardo Pimentel. A sessão marca o início do quarto e último ano da 18ª legislatura da instituição.

Os recessos parlamentares da Câmara de Curitiba são regulamentados tanto pelo Regimento Interno quanto pela Lei Orgânica do Município (LOM). Dentro de cada ano, os vereadores se reúnem, ordinariamente, entre os dias 1º de fevereiro e 30 de junho e entre 1º de agosto e 20 de dezembro

Por tradição, a sessão de abertura do período legislativo não terá a ordem do dia. Com três projetos de lei em pauta, as votações, todas em primeiro turno, serão retomadas na próxima terça (6). Uma das propostas, de autoria do Poder Executivo, pede a autorização dos vereadores para a alienação (venda) de um lote do Município no bairro Fazendinha. Com uma área de 188,3 m², o terreno foi avaliado em R$ 125 mil, conforme laudo emitido em 2021.

O Executivo justifica que secretarias e órgãos da administração municipal não manifestaram interesse na área, a qual "não tem características para implantação de área de lazer, é desnecessária ao sistema viário e apresenta dimensões que impossibilitam a implantação de equipamentos públicos sociais”. A venda será feita de forma direta, e os requerentes do processo, Marco Aurélio Ferla, Luciana Ferla, Claudia Ferla e Fernanda Ferla, são proprietários de imóvel vizinho ao lote público (005.00059.2022).

A ordem do dia também traz, na próxima terça, dois projetos de lei para conceder a Declaração de Utilidade Pública Municipal a entidades sem fins lucrativos. De Marcelo Fachinello (Pode), a proposta concede o título à Federação Paranaense de Punhobol, modalidade esportiva semelhante ao voleibol, com a diferença de ser jogada em um campo de grama, com cinco atletas em cada equipe (014.00010.2023).

O outro projeto de lei, de iniciativa do vereador Ezequias Barros (PMB), pretende reconhecer a Associação Atos em Ação (Amovi) com a Declaração de Utilidade Pública. Com sede no bairro Pinheirinho, a entidade possui ações voltadas a famílias em situação de vulnerabilidade social (014.00038.2023). As votações em segundo turno estão previstas para a sessão da próxima quarta (7).

Além disso, o plenário deve retomar, a partir de terça, a votação dos requerimentos e das indicações da segunda parte da ordem do dia. É o caso das sugestões à Prefeitura de Curitiba. Uma delas, de autoria do vereador Alexandre Leprevost (Solidariedade), pede que as secretarias municipais do Meio Ambiente e da Saúde avaliem o reforço das ações de combate aos focos do mosquito Aedes aegypti (205.00024.2024). Os casos de dengue estão em alta na capital.