Com admissão de Economia, Plano Plurianual aguarda análise em 1º turno

por Cláudia Kruger — publicado 24/11/2021 14h25, última modificação 25/11/2021 16h27
Colegiado discutiu o texto e emendas ao projeto, e considera importante mais detalhamento das propostas.
Com admissão de Economia, Plano Plurianual aguarda análise em 1º turno

Comissão de Economia analisou cinco projetos de lei em pauta. (Foto: Carlos Costa/CMC)

Com a admissão da proposição, em reunião extraordinária remota da Comissão de Economia, Finanças e Fiscalização, nessa segunda-feira (22), está apta à votação em plenário o projeto do Executivo para oPlano Plurianual (PPA) do período 2022-2025.O texto, que contém 161 páginas, define os programas que estruturarão a gestão da Prefeitura de Curitiba pelos próximos quatro anos (013.00009.2021). O parecer positivo foi de Serginho do Posto (DEM), presidente do colegiado.

Para os próximos quatro anos, a Prefeitura prevê investimentos na casa de R$ 2,6 bilhões na cidade. São planejadas obras de infraestrutura viária nos eixos leste/oeste e sul, como a conclusão das obras da Linha Verde, transformando a antiga BR-116, no trecho urbano, em avenida urbana. Também é prevista a ampliação da capacidade e velocidade da linha BRT leste-oeste com a implantação de linha direta dentro da canaleta, além da requalificação de prédios públicos. Medidas como estas devem gerar até 110 mil empregos na cidade.

Crédito especial
Foi admitida ainda a proposta do Executivo para abertura de crédito adicional especial no valor de R$ 35,200 milhões. De acordo com a mensagem do prefeito Rafael Greca, o montante, advindo de superavit financeiro de 2020, será utilizado para despesas com a prestação de serviços de tecnologia da informação e comunicação(013.00014.2021). Com a admissibilidade do colegiado, a matéria é enviada ao plenário para o recebimento de emendas, durante três sessões consecutivas, antes de retornar à análise de Economia.

O dinheiro será utilizado para a contratação de serviços de solução do sistema de gestão de recursos humanos, com a atualização e melhoria da tecnologia do Sistema de Gestão de Pessoal utilizado na administração municipal. O sistema, argumenta a Prefeitura, não é atualizado desde 2009, o que exige melhorias a fim de evitar fragilidades e impactar na confiabilidade das informações.

Relator da proposta, Serginho do Posto (DEM) disse que irá requerer, à Prefeitura, estudo técnico preliminar e o projeto básico que subsidiaram o montante requisitado no crédito adicional. Apoiado por Professora Josete (PT), uma conversa com o Executivo deve acontecer antes da votação da proposta em plenário.

Toda a pauta da reunião, que continha cinco projetos para análise, foi transmitida pelo YouTube da CMC e está disponível aqui. Integram o colegiado os vereadores Serginho do Posto (DEM), presidente, Indiara Barbosa (Novo), vice, Flávia Francischini (PSL), Hernani (PSB), João da 5 Irmãos (PSL), Jornalista Márcio Barros (PSD), Osias Moraes (Republicanos), Professora Josete (PT) e Tito Zeglin (PDT).