CMC reconhece Festa da Paróquia Senhor Bom Jesus do Portão

por Fernanda Foggiato | Revisão: Ricardo Marques — publicado 28/06/2023 11h30, última modificação 28/06/2023 11h55
Na última sessão plenária do semestre, vereadores de Curitiba avalizaram cinco projetos de lei.
CMC reconhece Festa da Paróquia Senhor Bom Jesus do Portão

Tico Kuzma recebeu o padre Paulo Siebeneichler, da Paróquia Senhor Bom Jesus do Portão. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)


Nesta quarta-feira (28), última sessão plenária do semestre, a Câmara Municipal de Curitiba (CMC) deliberou cinco projetos, todos em segundos turnos. Além de duas propostas de leis orçamentárias – a LDO 2024 e um crédito para a reforma de um Centro de Educação Integral (CEI) no Alto Boqueirão – os vereadores aprovaram a inclusão de data no calendário oficial de eventos da capital e Declarações de Utilidade Pública Municipal.

A proposta para incluir a Festa do Padroeiro da Paróquia Senhor Bom Jesus do Portão no calendário oficial da capital paranaense é do vereador Tico Kuzma (PSD). O projeto de lei foi confirmado pelo plenário com 28 votos “sim” e 2 abstenções (005.00167.2022).

Se a lei for sancionada pelo prefeito, a comemoração será anual, sempre na semana do dia 6 de agosto. Kuzma recepcionou em plenário o padre Paulo Siebeneichler, pároco da Paróquia Senhor Bom Jesus do Portão e diretor financeiro da Congregação dos Oblatos de São José. “O início desta paróquia data de perto do ano 1900 e seu templo foi construído entre 1916 e 1928. Ela foi elevada à categoria de paróquia em 1936”, relatou o autor.

Ela foi, por muito tempo, a única paróquia na região sul de Curitiba”, continuou Kuzma. Parte da igreja foi destruída por incêndio, em 2007, e reinaugurada em 2017, após o restauro ser concluído com recursos do potencial construtivo. “Que possamos movimentar com essa festa toda a cidade de Curitiba.”

A Igreja do Bom Jesus do Portão tem muitas histórias”, disse Tito Zeglin (PDT). Ele ainda lembrou da Festa da Divina Misericórdia, instituída pela lei municipal 15.247/2018, de sua iniciativa. Outro vereador a declarar apoio à iniciativa em pauta foi Oscalino do Povo (PP). Os paroquianos Eli e Vera Brandão também acompanharam o debate do projeto de lei.

Utilidades Públicas

A CMC também validou duas propostas de Declaração de Utilidade Pública Municipal. Uma delas, apresentada por Marcelo Fachinello (Pode), garante o título ao Instituto Futuro Excelência, que desenvolve atividades nos bairros Boqueirão e Ganchinho para o público infanto-juvenil, especialmente às pessoas em situação de vulnerabilidade (014.00035.2023). A proposta recebeu 29 votos “sim”.

A outra proposição, de Pier Petruzziello (PP), declara de Utilidade Pública a Associação Amigos da Maria Fernanda (014.00048.2022). “Trata-se de uma associação que realiza uma atividade social muito forte nas áreas do CIC e do Cajuru. A Associação Amigos da Maria Fernanda presta um importante serviço social na nossa cidade”, explicou o autor. A votação também foi unânime, com 31 “sim”.

As sessões plenárias começam às 9 horas e têm transmissão ao vivo pelos canais da Câmara de Curitiba no YouTube, no Facebook e no Twitter.