CMC recebe visita da Câmara Mirim de São Francisco do Sul

por Sophia Gama*, especial para a CMC — publicado 03/12/2021 20h35, última modificação 06/12/2021 09h00
O projeto do município de Santa Catarina visa ensinar aos jovens o papel dos vereadores e das câmaras municipais, por meio da prática e da participação.
CMC recebe visita da Câmara Mirim de São Francisco do Sul

Vereadores mirins de São Francisco do Sul durante visita ao plenário da CMC. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)

Na última quarta-feira (1º), a convite do vereador Leonidas Dias (Solidariedade), a Câmara Municipal de Curitiba (CMC) recebeu a visita da Câmara Mirim de São Francisco do Sul (SC). Em vigor desde 2010, o programa Vereador Mirim do município catarinense tem o objetivo de realizar a integração da Câmara Municipal de São Francisco do Sul com as escolas, promovendo a compreensão da política municipal, bem como a formação de opiniões e noções de cidadania.

Os parlamentares mirins participam de sessões ordinárias e solenes, além de debater, elaborar e encaminhar projetos de lei relacionados às suas escolas e à comunidade local”, explicou Leonidas Dias. Lá, podem participar da iniciativa alunos entre 10 e 15 anos de todas as escolas de São Francisco do Sul, sejam públicas ou privadas. O parlamentar lembrou que participou programa parecido, em Curitiba, quando foi aluno do Colégio Lins de Vasconcelos – atual Colégio Opet.

Estavam presentes na sessão plenária cinco dos nove vereadores mirins de São Francisco, além do coordenador do programa, Anderson Luiz Pinheiro. A atual presidente da Câmara Mirim de São Francisco, Alice Araújo, gravou um vídeo explicando um pouco mais sobre o trabalho realizado dentro do programa.

As eleições ocorrem de forma diferente em cada escola, podendo ser através de eleições internas, concursos de redação ou notas bimestrais. Após as eleições, acontecem os comícios, elegendo os nove representantes mirins, mesmo número de vereadores do Município”, explica Alice. “Ouvimos muitas coisas nas ruas, por isso precisamos ter nossa própria opinião para nos tornarmos pessoas melhores”, finalizou a presidente.

Atualmente, a Câmara Mirim é composta inteiramente por meninas. “Além de ser fundamental incentivar cada vez mais a participação feminina na política, considero também muito importante tantos jovens que se interessem pelo debate da sociedade, da sua comunidade, e que nós possamos incentivar também os jovens curitibanos a participar destes espaços públicos”, disse Leonidas Dias.

Parlamento Jovem
Um projeto similar existiu na capital do Paraná, graças a uma parceria da CMC com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PR), voltado a jovens do ensino médio, com o objetivo de informá-los sobre as questões políticas e sobre o processo eleitoral, bem como conscientizá-los sobre a importância do voto e da fiscalização dos mandatos dos vereadores eleitos. Essa atividade e as visitas de escolas foram suspensas devido à pandemia.

A Escola do Legislativo da CMC já apresentou um projeto para estabelecer uma parceria com a Secretaria Municipal de Educação para que, antes das visitas ocorrerem, já nas aulas os alunos tenham contato com a dinâmica do Legislativo. Ou seja, para que sejam discutidas questões como a organização dos poderes, qual o papel da vereança, como é possível participar das decisões que dizem respeito ao conjunto da sociedade de Curitiba, por exemplo.

*Notícia elaborada pela estudante de Jornalismo Sophia Gama, especial para a CMC.
Supervisão do estágio: Fernanda Foggiato.
Revisão: José Lázaro Jr.