CMC presta homenagens a profissionais da saúde que atuaram na pandemia

por Diogo Dreyer | Revisão: Ricardo Marques — publicado 20/04/2023 14h51, última modificação 20/04/2023 14h51
Honrarias propostas por diversos vereadores foram concedidas em alusão ao Dia da Gratidão e Reconhecimento aos profissionais da linha de frente no enfrentamento à pandemia de Covid-19.
CMC presta homenagens a profissionais da saúde que atuaram na pandemia

Homenageados, vereadores e representantes da SMS participaram do evento. (Foto: Rodrigo Fonseca)

Em um encontro realizado nesta quinta-feira (20), a Câmara Municipal de Curitiba homenageou cinco profissionais pelo Dia da Gratidão e Reconhecimento aos profissionais da linha de frente no enfrentamento à pandemia de Covid-19. A solenidade, realizada na presidência da Casa, entregou diplomas com Votos de Congratulações e Aplausos a esses profissionais. Logo após, os homenageados participaram de um café da manhã.

“Hoje, estendemos a homenagem que havia sido feita em março, na celebração do Dia da Gratidão, a alguns profissionais que não puderam estar presentes naquela ocasião. E a palavra que define esse encontro é ‘gratidão’. Gratidão por todo o sacrifício deles para salvarem vidas durante a pandemia. Por isso a Câmara fez questão de recebê-los”, afirmou o presidente da CMC, Marcelo Fachinello (PSC).

Autor da lei do Dia da Gratidão, o vereador Tico Kuzma (PSD) lembrou que a data homenageia todos que contribuíram para salvar vidas. “É importante mantermos a tradição desta data para lembrarmos sempre de quem se dedicou durante a pandemia: são profissionais da saúde, da defesa social, do urbanismo, da ação social, da limpeza, e de tantas outras áreas, além dos voluntários”, lembrou.

Estiveram na Câmara para receber homenagens a enfermeira do SAMU Franciele Munis da Silva Buratti, o enfermeiro Thiago Teles de Oliveira, a técnica de enfermagem Lacy Ferreira Guido, a colaboradora do Hospital Municipal do Idoso Eni Alves de Oliveira Soares e o psicólogo hospitalar na Fundação Estatal de Atenção Especializada em Saúde de Curitiba (FEAES), Henrique Shody Hono Batista.

“A gente escolheu ir para a guerra. O profissional da saúde, que ama o que faz, escolheu ir para a linha de frente, para lutar pelo paciente. É uma linda homenagem para todos nós, que saímos de um período tão duro e cansativo com a sensação de dever cumprido”, resumiu a enfermeira Franciele Munis da Silva Buratti.

A secretária Municipal da Saúde, Beatriz Batistella, esteve presente na homenagem e lembrou todo o esforço dos trabalhadores da área, que, mesmo diante das dificuldades e riscos impostos pela pandemia, cumpriram com o papel de salvar vidas. “São bravos profissionais do SUS curitibano que, mesmo com o temor natural do momento, não pensaram duas vezes em estar na linha de frente desde o início da pandemia até o esforço da vacinação”, disse.

O vereador Herivelto Oliveira (Cidadania), apontou que, diferente de outras categorias, que durante a pandemia puderam ficar em isolamento, os profissionais da saúde “enfrentaram a guerra contra a pandemia sempre como primeira linha de defesa”. “E mesmo que a gente tenha perdido tanta gente para a COVID-19, muitos de nós continuam aqui por conta da atuação desses profissionais”.

“A cidade é muito grata a todos eles. Graças aos esforços e sacrifícios das categorias representadas nesta homenagem, nenhuma pessoa em Curitiba aqui ficou sem assistência”, afirmou o vereador Bruno Pessuti (Pode).

Também estiveram presentes na homenagem o diretor-geral da FEAS, Sezifredo Paz, o chefe de gabinete da Secretaria Municipal da Saúde, Juarez Cesar Zanon Júnior, a assessora parlamentar Vera Lúcia Pedrozo, que representou o vereador Beto Moraes, além de convidados dos homenageados.

>>> Clique na imagem abaixo para conferir todas as fotos da solenidade.

20/04/2023 - Dia da gratidão - Homenagem ao profissionais da área da saúde