Câmara homenageia professora de dança clássica japonesa

por João Cândido Martins | Revisão: Alex Gruba — publicado 14/10/2022 16h45, última modificação 14/10/2022 20h00
Radicada há 30 anos em Curitiba, a professora Hanayagui Riyutita foi indicada pelo vereador Nori Seto.
Câmara homenageia professora de dança clássica japonesa

Hanayagui Riyutita, professora de dança clássica japonesa, foi homenageada pelos 30 anos de atividades em Curitiba. (Carlos Costa/CMC)

A Câmara Municipal de Curitiba (CMC) homenageou Hanayagui Riyutita, que há 30 anos ensina dança clássica japonesa. A iniciativa foi do vereador Nori Seto (PP) em parceria com a Associação Cultural e Beneficente Nipo-Brasileira de Curitiba (Nikkei Curitiba). A cerimônia, que ocorreu na noite de quinta-feira (13), foi presidida pelo vereador Alexandre Leprevost (Solidariedade), primeiro-vice-presidente da Casa. 

Em sua saudação oficial, o vereador Nori Seto destacou ser uma alegria e uma honra homenagear a professora Hanayagui Riyutita, que há 31 anos veio de São Paulo para Curitiba com o objetivo de ensinar a tradicional dança clássica japonesa. “Uma trajetória digna de reconhecimento, respeito e admiração, pois a professora muito contribuiu para a divulgação da cultura nipônica em Curitiba”, disse o parlamentar. Ele esclareceu que a homenagem estava programada antes da pandemia, mas a realização só foi possível agora: “Os votos de congratulações e aplausos, bem como a presente homenagem, foram aprovados de forma unânime por todos os vereadores, inclusive Alexandre Leprevost, que preside a mesa dessa sessão e que também foi um dos autores da emenda parlamentar que viabilizou a realização do Festival Imin Matsuri.”

>> Confira o álbum da solenidade no Flickr da CMC.

Nascida em Hokkaido, no Japão, Tatiyo Suzuki, nome de registro da sensei, emigrou na companhia do esposo. Mesmo morando no Brasil, ela se dedicou ao estudo da dança clássica japonesa, o Nihon Buyo (Beleza em Movimento), que exalta tradições e valores da cultura nipônica. De acordo com o vereador Nori Seto, trata-se de uma manifestação cultural nipônica, que surgiu há mais de 400 anos, sendo hoje praticada em diversos países. Após conseguir autorização para ensinar a dança, Suzuki recebeu o nome artístico de Hanayagui Riyutita e continuou se aprimorando, inclusive com viagens ao Japão. Além da dança propriamente dita, há uma grande preocupação com os quimonos usados para a prática da arte. “Tudo é pensado para que o público possa apreciar as apresentações”, salientou o vereador.

A história de Hanayagui em Curitiba teve início no final da década de 1990. Sua presença foi fundamental para a realização dos festivais de cultura japonesa em Curitiba, como o Imin Matsuri. Em eventos como o Festival Folclórico de Etnias do Paraná, há 60 anos realizado no Teatro Guaíra, a professora marcou presença nos últimos anos, proporcionando ao público curitibano um contato com as raízes culturais japonesas. Segundo Nori Seto, as apresentações organizadas por Hanayagui passaram por uma evolução e houve um visível aprimoramento das coreografias, das roupas e até dos cenários. “Por todas essas realizações, a cidade de Curitiba reconhece a relevância do trabalho empreendido pela professora Hanayagui”, concluiu Seto.

Presidente da sessão, Leprevost declarou ter dois fortes vínculos com a cultura japonesa: além de ser um dos sócios-proprietários de um restaurante de culinária japonesa, viveu boa parte de sua vida em uma residência em frente à Praça do Japão. Também compuseram a mesa o ex-vereador Jorge Yamawaki; Rui Hara, ex-vereador e presidente do conselho deliberativo da Nikkei; Misaki Shoji, vice-cônsul cultural do Consulado do Japão em Curitiba; Doralice Masako Hayashi, diretora do grupo de dança Odori; e Laura Tamaru, representando o deputado federal Luiz Nishimori.

Exaltações
Rui Hara também exaltou a homenageada. De acordo com ele, é necessário louvar os esforços da professora e todas as dificuldades que enfrentou nessas três décadas de ensino. “A dança clássica japonesa passou a ocupar um espaço no interesse dos curitibanos e a professora teve a oportunidade de levar essa arte para outros locais, não só do Brasil, como também de outros países”, ressaltou o ex-parlamentar. Ele ainda destacou que o ponto alto da carreira de Hanayagui foi a apresentação no Parque Barigui com a presença do imperador do Japão, que elogiou a apresentação e o cuidado com a preservação da cultura nipônica.

Doralice Masako Hayashi, responsável pelo Odori da Nikkei Curitiba, proferiu um agradecimento em nome das alunas. “Vendo a presença de todas essas pessoas que vieram prestigiar a homenagem, a sensei deve estar se sentindo realizada. Ela não se limitou a ensinar a dança clássica japonesa, mas também ensinou muitas outras coisas, como por exemplo, a própria língua japonesa, falada durante os ensaios”, disse Doralice. Ela declarou que acompanha os trabalhos de Hanayagui desde o início e louvou sua luta pela preservação dos valores culturais do Japão.

Agradecimento
A homenageada se expressou em japonês e teve a tradução de sua fala feita por Laura Tamaro. A professora Hanayagui inicialmente agradeceu ao vereador Nori Seto, propositor da homenagem. Para ela, as três décadas de ensino da dança clássica japonesa em Curitiba foram longas e, ao mesmo tempo, curtas. “Nesse período, as alunas puderam se apresentar várias vezes, inclusive para o imperador e a imperatriz do Japão. E também mostraram a arte da dança japonesa em Lima, capital do Peru. São boas e felizes lembranças que enchem meu peito de felicidade”, disse ela.

A professora declarou seu respeito e admiração por Curitiba e disse que tem sido uma honra poder ensinar a dança nipônica na cidade: “Ao ensinar a dança a essas meninas, tive em retribuição a energia que as alunas me passaram, muito obrigado a todas”. Para ela, as conquistas alcançadas se devem ao esforço e sacrifício das alunas e de seus familiares. A professora deseja continuar repassando os ensinamentos e divulgando a cultura japonesa em Curitiba. “Agradeço a todos que acompanharam esses 30 anos de ensino e que agora estão presentes nesta homenagem”, encerrou a homenageada.