CMC homenageia motorista de ônibus que prestou ajuda à passageira com deficiência

por Sophia Gama*, especial para a CMC — publicado 16/02/2022 18h06, última modificação 16/02/2022 18h06
O voto de congratulações e aplausos foi entregue por Pier Petruzziello. Além deste, Professor Euler, Mauro Ignácio e Sidnei Toaldo também entregaram diplomas nesta semana.
CMC homenageia motorista de ônibus que prestou ajuda à passageira com deficiência

Na foto, o vereador Pier Petruzziello, o motorista homenageado, Alesso Assis, com suas filhas, e Alexia Gomes. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)

Durante a sessão plenária desta quarta-feira (16) da Câmara Municipal de Curitiba, o vereador Pier Petruzziello (PTB) entregou o diploma de votos de congratulações e aplausos ao motorista de ônibus Alesso Lacerda de Assis. Motorista da linha Interbairros VI, Alesso trabalha há 15 anos no transporte público e chamou atenção ao ser filmado ajudando uma passageira com deficiência motora a desembarcar do ônibus e, em seguida, fechando a via com o veículo para que ela atravessasse em segurança (077.00024.2022). 

A passageira em questão era Alexia Caroline Gomes - que também esteve presente na CMC para a homenagem - que estava a caminho do trabalho. “A correria do dia a dia não impediu o Alesso de olhar para esta dificuldade, olhar com cuidado para outro ser humano. O nome disso é empatia”, afirmou Pier Petruzziello durante sua fala. O motorista de ônibus é morador de Colombo e recebeu os votos acompanhado por suas filhas. 

Além de Petruzziello, outro vereador que concedeu duas homenagens durante a sessão desta quarta-feira foi o Professor Euler (PSD). A primeira também foi o diploma de votos de congratulações e aplausos, ao jovem Leonardo Guimarães Soffiatti pela sua participação na simulação da Organização das Nações Unidas Harvard International Model United Nations (HMUN). 

Soffiatti foi destaque no evento, recebendo a maior distinção, o prêmio de Best Delegate (Melhor Delegado). “Este ano, a HMUN ocorreu entre os dias 27 e 30 de janeiro de 2022. É a 1ª vez na história da competição, que tem 69 anos de existência, que um participante brasileiro é premiado como Melhor Delegado", contou o vereador Euler (077.00015.2022). 

Além do jovem, Professor Euler também entregou o prêmio Pablo Neruda de Direito Humanos para Rhodrigo Deda Gomes, cocriador do projeto Quarentena Solidária, que, em março de 2020, mobilizou cerca de 500 pessoas dispostas a colaborar em ações contra o coronavírus. Junto com Rhodrigo, também são idealizadores e colaboradores do movimento: Fabio Zugman, Maurício e Virgínia Ramos, e James Marins (103.00004.2020). 

“Foram mais de 2,4 mil cestas básicas - ainda na época da iniciativa, imagino que o número seja maior atualmente - entregues à população carente, em parceria com a OAB-PR, bem como foram realizadas doações de máscaras protetoras contra o coronavírus”, explicou Euler, durante a premiação. 

A última homenagem entregue na quarta-feira foi de iniciativa do vereador Sidnei Toaldo (Patriota), que concedeu votos de congratulações e aplausos ao restaurante Fernando Batata Express, pela conquista do Prêmio Bom Gourmet 2021, na categoria indicação popular. O empresário e fundador do estabelecimento, Fernando Ramalho, esteve na sessão, acompanhado de sua esposa, para receber o diploma (077.00389.2021). 

“Ramalho, com sua experiência de 30 anos em vários empreendimentos de gastronomia, sabia exatamente o que poderia levar até o cliente. Assim, ele e sua família entraram de cabeça no projeto. Com todo amor e dedicação conseguiu levar o Fernando Batata para concorrer no Prêmio Bom Gourmet, a mais importante premiação da gastronomia de Curitiba, e conseguiu vencer, sendo o mais votado por indicação popular. Diante dessa história tão grande, em tão pouco tempo, é com muita honra que entrego esta homenagem para o Fernando Batata, a fim de parabenizá-lo por esse belíssimo trabalho”, explicou Sidnei Toaldo. 

Outros votos de congratulações e aplausos concedidos nesta semana, na sessão de segunda-feira (14), partiram de Mauro Ignácio (DEM), que homenageou o Teatro Espaço da Criança pelos seus 30 anos de fundação. Localizado em Santa Felicidade, o espaço atua junto às escolas de Curitiba, promovendo espetáculos teatrais e contabilizando cerca de 2 milhões de espectadores até hoje. Giovani Cesconetto, idealizador do teatro, esteve na Câmara para receber o diploma (077.00008.2022). 

“Não havia recursos, apoio oficial ou empresarial, e sim um ideal de vida. Em, 14 de maio de 1992, sobe uma lona de circo para apresentar o primeiro espetáculo. Bambi recepcionava o público com esta frase: ‘um espetáculo diferente num lugar diferente’. Foi um grande sucesso, as escolas parceiras acreditaram na ideia e apoiaram, trouxeram seus alunos nos ônibus que estacionavam na rua, em frente ao espaço, que foi se transformando. Enquanto Bambi corria pelo tablado de madeira do circo, uma equipe trabalhava na construção ao lado”, compartilhou Mauro Ignácio, que exibiu um vídeo do Teatro da Criança atualmente. 

Sidnei Toaldo parabenizou o vereador Mauro Ignácio pela iniciativa. “Uma justa homenagem porque leva o nome de Curitiba e de Santa Felicidade para todos os cantos do Paraná”, afirmou o parlamentar. 

Para conferir todas as homenagens acesse o canal do Youtube da CMC. E veja todas as fotos das premiações em nossas galerias, tanto das sessões plenárias do dia 14 quanto do dia 16

*Notícia elaborada pela estudante de Jornalismo Sophia Gama*, especial para a CMC 

Supervisão do estágio: Fernanda Foggiato 

Revisão: Vanusa Paiva