CMC entrega prêmio Servidor Público Padrão a sargento da PM

por Sophia Gama*, especial para a CMC — publicado 23/03/2022 17h30, última modificação 23/03/2022 17h30
O presidente da Câmara, Tico Kuzma, concedeu o prêmio ao policial Rogério Knaipp nesta terça-feira. Além da premiação, as sessões da semana contaram com outras homenagens aprovadas e entregues.
CMC entrega prêmio Servidor Público Padrão a sargento da PM

Os vereadores entregaram o prêmio Servidor Público Padrão ao terceiro sargento da PM, Rogério Knaipp. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)

Durante a sessão plenária desta terça-feira (22), o presidente da Câmara Municipal de Curitiba (CMC), Tico Kuzma (Pros), concedeu o prêmio Servidor Público Padrão ao terceiro sargento da Polícia Militar (PM), Rogério Knaipp, da Companhia de Operações com Cães - subunidade do Batalhão de Choque. Há 21 anos em serviço, o policial coleciona diversos feitos e medalhas, além de já ter trabalhado em diferentes áreas dentro da PM (020.00014.2021). 

“Vamos entregar este prêmio em reconhecimento a sua vida dedicada à Polícia Militar. Mas que seja também, uma homenagem a todos os policiais militares. Hoje estamos entregando ao sargento Knaipp, mas que se estenda a todos os que já trabalharam com ele e possibilitaram a ele este destaque, pois temos certeza de que nenhum policial trabalha sozinho”, afirmou Kuzma durante a premiação. 

Além de Knaipp, estavam presentes na sessão sua mulher Anita Knaipp; seu filho, Luiz Ricardo Knaipp; o segundo-sargento do Batalhão de Choque, sargento Fagundes; o também segundo-sargento Pires; o cabo Mello; o soldado Gian Karlo; e o capitão Takayasu da Companhia de Operações com Cães. Por fim, um convidado inusitado, mas muito fofo, também acompanhou a sessão: o cão Pancho, especialista em farejar entorpecentes. 


Outro prêmio entregue por Kuzma nesta semana, desta vez na sessão de quarta-feira (23), foi ao senhor Valdemar Busanello Junior, professor de filosofia e diretor do colégio estadual Homero Baptista de Barros, em Curitiba. Busanello recebeu o prêmio Professor João Crisóstomo Arns, que homenageia profissionais de destaque nas áreas da educação e da cultura (026.00021.2021). 

Nascido em Santa Catarina, Valdemar mudou-se para Curitiba em 2005, para cursar licenciatura em Filosofia na faculdade Bagozzi. “Trabalha no ensino público sempre buscando a evolução pessoal e principalmente o sucesso no processo de ensino-aprendizagem de cada estudante. Em 2018 foi convidado a assumir a direção auxiliar do colégio Homero Baptista de Barros e em janeiro deste ano assumiu a direção geral”, explicou Tico Kuzma. 

Prêmio Papa João Paulo II
Outro prêmio entregue durante as sessões desta semana foi na segunda-feira (21). O vereador Marcelo Fachinello (PSC) concedeu o prêmio Papa João Paulo II à sra. Dulce Maria Bobadilla Lazinski, pelo seu destaque em prol das causas da Igreja Católica (017.00012.2021). 

Nascida em 1965 no Paraguai, porém naturalizada brasileira, Dulce Maria iniciou suas atividades junto à Santa Igreja em Guarapuava há aproximadamente 25 anos, quando ingressou na Renovação Carismática Católica. Atualmente, exerce sua missão espiritual no Grupo de Oração "Magnificat", na Paróquia Santo Antônio, no Boa Vista, em Curitiba. 

“Obrigado e parabéns a Dulce e todas as suas colegas que a acompanham hoje, por esta luta que elas realizam dentro da Igreja Católica”, disse Fachinello realizando a entrega do prêmio. 

Homenagens aprovadas
Também nas sessões desta semana foram aprovados mais cinco requerimentos para entrega de votos de congratulações e aplausos na Câmara de Vereadores. O primeiro foi do vereador Serginho do Posto (DEM), que concede a homenagem ao doutor Guilherme Brenner Lucchesi, professor adjunto de Direito Processual Penal da UFPR. Além disso, Lucchesi é também vice-coordenador do curso de Direito e representante de Direito no Conselho Universitário da UFPR (077.00066.2022). 

Além da de Serginho, outra homenagem aprovada foi do Jornalista Márcio Barros (PSD), que concede diploma de Votos de Louvor para o paratleta Raphael dos Santos, que pratica a canoagem. É duas vezes vice-campeão brasileiro na modalidade e está classificado para participar do campeonato mundial que ocorrerá em Portugal (077.00071.2022). 

Outro requerimento aprovado foi para homenagear o professor de idiomas e Filosofia, Hikmat Daoud Hanna. Nascido em Bagdá, no Iraque, mudou-se para Curitiba na década de 1970, onde lecionou em três colégios estaduais, associações e igrejas. Conhecido como “Seu Henrique”, Hikmat é poliglota e viralizou na internet após ser fotografado pela fotógrafa Francielle Machoski, segurando uma placa escrita "Reforço em inglês, aulas gratuitas" (077.00072.2022). 

Já o vereador e jornalista Herivelto Oliveira (Cidadania) teve seu requerimento de homenagem para seu colega de profissão, o jornalista e repórter cinematográfico da RPCTV Jairton Conceição. “Jairton trabalha na RPC há 45 anos, um profissional qualificado e habilitado. Graças ao seu talento e dedicação, é merecedor da homenagem que se propõe”, justificou Herivelto (077.00075.2022). 

A Ordem Brasileira dos Advogados do Paraná (OAB/PR) foi o tema de outro requerimento de homenagem aprovado pelo plenário. A iniciativa é da vereadora Sargento Tânia Guerreiro (PSL), que concede os votos de congratulações e aplausos pela Caminhada da Paz, promovida no dia 19 de março pela OAB/PR. O ato foi em prol da comunidade ucraniana, em repúdio à guerra entre a Ucrânia e a Rússia (077.00076.2022). 

A vereadora Maria Leticia (PV), que também participou do ato junto com a Sargento Tânia e outros parlamentares, afirmou: “Foi muito importante realmente essa caminhada. Também quero chamar atenção ao fato de que hoje a presidente da OAB/PR é uma mulher. Isto porque a paridade de gênero foi aprovada no Conselho Federal da OAB em 2020. O primeiro processo eleitoral desde então, com o efeito da paridade de gênero e das cotas raciais, teve cinco mulheres eleitas como presidentes de OABs no país. A transformação está acontecendo, e quero destacar a OAB por uma das iniciativas mais importantes na questão de gênero. Viva a OAB!”. 

As homenagens aprovadas serão entregues em sessões futuras, que você pode acompanhar ao vivo pelos canais digitais da CMC no Youtube, Twitter ou Facebook. Lá você também pode achar vídeos das sessões passadas, reuniões de comissões, audiências públicas e mais. 

*Notícia elaborada pela estudante de Jornalismo Sophia Gama*, especial para a CMC

Supervisão do estágio: Fernanda Foggiato

Revisão: Vanusa Paiva