Sérgio Moro recebe Cidadania Honorária de Curitiba na quinta

por José Lázaro Jr. | Revisão: Alex Gruba — publicado 29/06/2022 10h45, última modificação 29/06/2022 15h21
Em sessão solene, à noite, Adriano Bretas também recebe a homenagem da Câmara de Curitiba.
Sérgio Moro recebe Cidadania Honorária de Curitiba na quinta

Entrega do diploma a Sérgio Moro acontece pela manhã; à noite, Adriano Bretas recebe a cidadania em sessão solene. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)

Na manhã desta quinta-feira (30), às 9h, o advogado Sérgio Moro receberá a Cidadania Honorária de Curitiba. A homenagem foi aprovada pela CMC em 2016 (006.00006.2015), por sugestão do ex-vereador Chico do Uberaba, resultando na lei municipal 14.818/2016, e o diploma aguardava ser entregue pelo Legislativo. Agora, o ex-presidente da CMC Sabino Picolo (União) tomou a iniciativa de realizar a entrega solene do diploma ao ex-juiz federal e ex-ministro da Justiça e Segurança Pública. 

Natural de Maringá, Sérgio Moro nasceu em 1972 e cursou Direito na UEM, sendo aprovado no concurso da magistratura para a Justiça Federal no ano de 1998. Ali, como juiz de primeira instância, tornou-se conhecido nacionalmente pela atuação no âmbito da Operação Lava-Jato. Ele deixou a magistratura federal em 2018, para se tornar ministro da Justiça na gestão Jair Bolsonaro, tendo permanecido no cargo até 2020, quando se desligou do governo para atuar como consultor e advogado.

Filho de professores, Sérgio Moro é doutor em Direito pela UFPR e já lecionou na instituição. É casado com a advogada Rosangela Wolff de Quadros Moro, procuradora jurídica da Federação Nacional das Apaes (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais). Ele ingressou no mundo da política partidária em 2021, no Podemos, e, mais recentemente, em março deste ano, mudou a sua filiação para o partido União Brasil. Na justificativa do projeto que gerou a lei municipal, Chico do Uberaba destaca que Moro recebeu, em 2014, da revista IstoÉ, o título de “Brasileiro do Ano”. Ele já apareceu em listas de “pessoas mais influentes do mundo” da Fortune, da Time, do Financial Times e da Bloomberg.

Adriano Bretas
Nesta quinta, à noite, às 19h30, a CMC entrega ao advogado Adriano Bretas (006.00003.2022) a Cidadania Honorária de Curitiba. A homenagem é uma iniciativa do vereador Denian Couto (Pode), aprovada em plenário no mês de abril deste ano, que resultou na lei municipal 15.984/2022. Bretas é natural de Cascavel, no Oeste do Paraná, tendo estudado Direito em Curitiba, onde lecionou, por exemplo, no Curso Jurídico, na Unibrasil, na Unicuritiba, na PUC-PR e na Uniopet. 

“Na advocacia, o nome não precisa de apresentação, pois é um dos mais brilhantes do país, que atuou em casos emblemáticos, por exemplo, na Operação Lava Jato, onde foi um dos pioneiros do instituto da colaboração premiada, com diversos acordos firmados com o Ministério Público Federal e com a Polícia Federal”, justificou o parlamentar, à época da aprovação em plenário da homenagem a Adriano Bretas. A sessão solene será transmitida ao vivo pelas redes sociais da CMC.