CMC e alunos da UFPR debatem sobre mobilidade e meio ambiente
A presidente da Comissão de Meio Ambiente ouviu demandas e recebeu sugestões de acadêmicos da UFPR. (Jean Lucredi/CMC)
Neste mês de junho, a Câmara Municipal de Curitiba (CMC) recebeu, em duas oportunidades, estudantes do curso de Ciências Sociais da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Os alunos debateram com os vereadores Andressa Bianchessi (União) e Marcos Vieira (PDT), da Comissão de Meio Ambiente, Desenvolvimento Sustentável e Assuntos Metropolitanos, especialmente sobre melhorias necessárias nas áreas de mobilidade urbana e sustentabilidade. A atividade de extensão universitária, em parceria com a CMC, busca aproximar os estudantes das instituições legislativas da cidade.
Presidente do colegiado, Andressa Bianchessi esteve com os universitários na última terça (24). A vereadora apresentou as diretrizes da comissão e as pautas prioritárias na atual legislatura (2025-2028). “É muito importante termos essa interação com os estudantes e encontrarmos soluções mais eficazes para cuidarmos melhor do meio ambiente”, afirmou a parlamentar. Ela destacou que Curitiba já é conhecida como uma cidade verde e sustentável, mas que é importante construir políticas públicas em parceria com a academia.
Estudantes apresentaram sugestões na área da sustentabilidade
Os alunos apresentaram uma série de demandas e propostas sobre a sustentabilidade na cidade. O assunto mais mencionado foi sobre a necessidade de melhorias no sistema de transporte público. Os estudantes alegam que as rotas dos ônibus não englobam toda a cidade, o que, na visão deles, resulta no aumento da desigualdade social, principalmente para aqueles que moram em regiões mais afastadas. Além disso, destacaram o alto valor da passagem dos coletivos como um dos principais problemas da pasta.
Em resposta, Andressa Bianchessi mencionou que a mobilidade urbana é uma das principais pautas a serem debatidas pela Comissão de Meio Ambiente. “Entendo o quão problemática é essa questão e o quanto temos que fazer por ela, mas é necessário tempo, porque não conseguimos solucionar sozinhos. É preciso ter parceria com todos os órgãos públicos”, explicou. A vereadora falou ainda sobre a importância de ouvir as sugestões da sociedade quando se fala de serviços públicos.
Outros assuntos, como drenagem urbana, plantio de espécies não nativas nas áreas da cidade, separação correta de lixo e implementação do metrô, também estiveram em pauta. “Na semana passada, a gente veio falar com o vereador Marcos Vieira [PDT], e hoje, nós escolhemos a presidente da Comissão do Meio Ambiente, Andressa Bianchessi, porque queríamos trazer essas pautas à tona para entendermos como tramitam os projetos de lei destinados a essas causas, além de propormos melhorias”, explicou o professor do programa de pós-graduação de Ciência Política da UFPR, Mateus de Albuquerque.
Intercambista e aluno de 69 anos falam sobre a importância da reunião
A estudante intercambista Isabela observou como Curitiba é parecida com a sua cidade natal, Munique, na Alemanha. “Quando cheguei aqui, me familiarizei por a cidade ter muita área verde. Ela só não é tão arborizada como a Alemanha. Lá, a gente tem muito a cultura de andar a pé e, por isso, as áreas verdes são tão importantes. Acredito que dá para implementar isso em Curitiba. É necessário ter mais diálogo entre os órgãos públicos da cidade, assim como é em Munique”, sugeriu.
Já o aluno Waldemar, funcionário aposentado do Banco do Brasil, com a idade de 69 anos, contou a importância de voltar a estudar para se aprofundar mais sobre o seu papel como cidadão. “Eu retornei à universidade com 64 anos e quis cursar Ciências Sociais justamente por ser um curso que abre a mente e que pode me fazer conhecer mais a sociedade, e como, através do meu estudo, posso contribuir para o nosso município”.
Conversa sobre política, juventude e meio ambiente
No dia 11 deste mês, o mesmo grupo de alunos trocou ideias com o vereador Marcos Vieira sobre temas ligados à política, à juventude e ao meio ambiente. Na avaliação do vereador, esse tipo de participação social fortalece a construção de políticas públicas com base no conhecimento e na escuta da população. “Parabéns pela trajetória de cada um, essas visitas que vocês estão fazendo contribuem muito para como vocês serão como profissionais”, elogiou. “O debate de hoje foi muito importante para criarmos ideias de políticas públicas mais inclusivas”, acrescentou o professor Mateus de Albuquerque.
No decorrer da atividade, após uma breve apresentação do vereador sobre sua história política, os estudantes puderam questionar sobre questões como: melhoria do transporte público, regularização fundiária, proteção às áreas verdes e parcerias entre o Legislativo e as universidades para a promoção de novos projetos de lei. Em resposta, Marcos Vieira contou o trabalho em conjunto que teve com os estudantes de Engenharia Civil e o Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (IPPUC) na promoção de uma nova estrutura hídrica para as ruas da cidade. “Tivemos a felicitação da nossa sugestão sendo aceita pelo Instituto”, exemplificou.
“Foi muito bom estar aqui, é uma grande oportunidade para sairmos da teoria e ver as coisas na prática. Um ponto interessante que senti hoje foi de entender como é importante toda essa questão dos vereadores poderem dar suas opiniões e colocar os seus posicionamentos na construção de uma política ambiental efetiva”, contou a estudante Poliana Ferreira. Logo após o debate, os estudantes fizeram uma visita guiada com a Escola do Legislativo da Câmara Municipal para conhecer toda a estrutura da Casa.
*Matéria elaborada pela estudante de Jornalismo Mariana Aquino*, especial para a CMC.
Supervisão do estágio: Marcio da Silva Alves
Edição: Marcio da Silva Alves
Revisão: Ricardo Marques
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba