CMC confirma adesão do IPMC a associações previdenciárias

por Fernanda Foggiato | Revisão: Vanusa Paiva — publicado 03/10/2022 10h55, última modificação 03/10/2022 11h19
Projetos do Dia do Terço dos Homens e de Cidadania Honorária também seguem para a análise do Executivo.
CMC confirma adesão do IPMC a associações previdenciárias

As sessões plenárias começam às 9 horas e têm transmissão ao vivo. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)

Nesta segunda-feira (3), o plenário da Câmara Municipal de Curitiba (CMC) concluiu a discussão dos três projetos de lei que constavam na ordem do dia. Uma das proposições, confirmada em segundo turno unânime, autoriza a filiação do Instituto de Previdência dos Servidores Municipais de Curitiba (IPMC) à Associação Brasileira de Instituições de Previdência Estaduais e Municipais e à Associação Paranaense das Entidades Previdenciárias do Estado e dos Municípios (005.00062.2022). 

Assinada pelo prefeito Rafael Greca, a mensagem justifica que a adesão às entidades pretende melhorar a interlocução nacional do IPMC, permitindo o acesso a atividades ofertadas pelas instituições em âmbito estadual e nacional. A adesão custará R$ 5,6 mil por ano aos cofres públicos municipais (saiba mais). A mensagem do Executivo foi confirmada com 31 votos positivos. 

Outra proposta de lei aprovada em segundo turno foi a criação do Dia Municipal do Terço dos Homens. Celebrada no 8 de setembro, a data enaltece uma manifestação católica do Movimento Apostólico de Schoenstatt (005.00086.2022). Atualmente, existem encontros mensais em diversas paróquias da capital paranaense.  

O autor, Alexandre Leprevost (Solidariedade), reforçou que a data indicada no projeto de lei - 8 de setembro - é a mesma da comemoração nacional e ainda remete ao dia da padroeira de Curitiba, Nossa Senhora da Luz dos Pinhais. Na semana passada, outros vereadores participaram do debate em primeiro turno. A iniciativa foi confirmada com o apoio 26 parlamentares, enquanto 2 se abstiveram da votação.

Também segue para a sanção do Executivo, após o ratificação em plenário, o projeto de lei para conceder a Cidadania Honorária de Curitiba ao empresário Arno Valberto Grahl, diretor-presidente da Gamma Ferramentas (006.00007.2022). Natural de Ibirama (SC), o homenageado reside na capital paranaense desde 1983.

Indicado para a honraria pelo vereador Tito Zeglin (PDT), Grahl já foi executivo de diversas empresas e é um incentivador da prática esportiva, patrocinando times de futebol e de futsal, além de programas de jornalismo nas rádios paranaenses. O resultado em segundo turno foi de 26 votos positivos e 2 abstenções.

As sessões plenárias começam às 9 horas e têm transmissão ao vivo pelos canais da Câmara de Curitiba no YouTube, no Facebook e no Twitter.