CMC apoia indicação de José Laurindo de Souza Netto ao STJ

por Claudia Krüger | Revisão: Ricardo Marques — publicado 02/08/2023 14h15, última modificação 02/08/2023 15h19
Vereadores destacaram a relevância do desembargador em atuação no Estado do Paraná.
CMC apoia indicação de José Laurindo de Souza Netto ao STJ

Vereadores apoiaram indicação do desembargador José Laurindo ao cargo de ministro do STJ. (Foto: Ricardo Marajó/SMCS)

Por unanimidade, a Câmara Municipal de Curitiba (CMC) aprovou, na sessão plenária desta quarta-feira (2), moção de apoio ao nome do desembargador José Laurindo de Souza Netto, a uma vaga como ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ). O requerimento teve a assinatura dos vereadores Marcelo Fachinello (Pode), presidente do Legislativo, de Alexandre Leprevost (Solidariedade), de Dalton Borba (PDT) e de Rodrigo Reis (União). 

“Queremos que esta Casa faça esta moção de apoio a um paranaense que está disputando uma vaga como ministro do STJ e que, certamente, se escolhido for, representará muito bem a Justiça do Paraná e o cidadão paranaense”, defendeu Fachinello. O indicado, que já desempenhou diversos cargos na magistratura paranaense, se formou em Direito na Pontifícia Universidade Católica do Paraná, em 1982, chegando ao título de pós-doutor pelo Departamento de Sociologia na Faculdade de Direito da Universidade Degli Studi di Roma "La Sapienza". 

Entre 2021 e 2022, foi presidente do Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR), onde se destacou pelos avanços conquistados e pela aproximação entre o Poder Judiciário e a população, com o desenvolvimento de programas de conscientização cívica à população. Por esta iniciativa, o TJ-PR foi reconhecido com o “Selo Ouro”, concedido pelo Conselho Nacional de Justiça. Atualmente, José Laurindo também integra a Academia Paranaense de Letras Jurídicas e da Academia de Direito Notarial e Registral (416.00014.2023).

Em aparte, Alexandre Leprevost também se disse “muito feliz” com a indicação de José Laurindo ao Supremo Tribunal de Justiça, devido ao seu histórico de trabalhos sociais relevantes à comunidade. Rodrigo Reis elogiou a iniciativa da Câmara em apoiar a indicação de um paranaense à vaga. Endossaram o respaldo ao desembargador, os vereadores Nori Seto e Oscalino do Povo, ambos do PP, e o líder do governo na Casa, Tico Kuzma (PSD).