CMC apoia convocação de professores aprovados em concursos

por Fernanda Foggiato | Revisão: Ricardo Marques — publicado 03/05/2023 13h10, última modificação 03/05/2023 14h04
A Câmara de Curitiba também aprovou, na sessão desta quarta (3), quatro sugestões ao Executivo.
CMC apoia convocação de professores aprovados em concursos

A vereadora Professora Josete debateu, na Câmara de Curitiba, a moção de apoio de sua iniciativa. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)

Nesta quarta-feira (3), em votação simbólica, a Câmara Municipal de Curitiba (CMC) aprovou uma moção de apoio para que profissionais do magistério aprovados em concursos públicos sejam convocados “o mais rápido possível”. O pedido, assinado por Professora Josete (PT), é para que a moção seja inserida em ata e para que também seja dada ciência à Prefeitura de Curitiba (416.00006.2023).

As vagas são são de dois editais: para professores de educação infantil (concurso público regido pelo edital 5/2022) e para professor do magistério – docência I e para profissional do magistério – docência II - Educação Física (ambas carreiras regidas pelo edital 6/2022). “Diversos professores e professoras nos procuraram, pedindo que nós fizéssemos essa moção de apoio para que haja essa convocação o mais rápido possível”, disse Josete.

Além de garantir a convocação dos profissionais, para que eles tenham “acesso a um emprego formal”, a vereadora justificou que o objetivo da moção também é garantir às unidades de ensino o funcionamento com os quadros de servidores completos. “um grande déficit de profissionais nos estabelecimentos de ensino do Município, o que vem gerando sobrecarga de trabalho aos profissionais ativos e refletindo diretamente na excelência do aprendizado”, cita ainda a proposição.

Sugestões ao Executivo
O plenário também aprovou, nesta manhã (3), quatro indicações de sugestões à Prefeitura de Curitiba. João da 5 Irmãos (União) defendeu a proposição, de sua iniciativa, para que seja implantado um remanso na lateral da Escola Municipal Prefeito Linneu Ferreira do Amaral, no Cajuru (205.00189.2023). “Estive lá na semana passada, visitando, conversando com os moradores, e surgiu esse pedido”, contou o autor.

Outras três indicações, protocoladas por Dalton Borba (PDT), foram aprovadas, também de forma simbólica, sem discussão. As propostas são para o aumento da frota e para a melhoria dos horários das linhas de ônibus Santa Quitéria e Vila Velha/Buriti; a poda de vegetação no entorno do rio localizado no trecho final da rua Professor Ulisses Vieira, no Santa Quitéria; e a melhoria da iluminação pública nas ruas Professor Ulisses Vieira e Adalberto Gil da Silva, no Santa Quitéria, e Celso Luís Peixoto Ribas, no Campo Comprido (respectivamente, 205.00190.2023, 205.00191.2023 e 205.00192.2023).

Votadas em turno único e de maneira simbólica (sem o registro no painel eletrônico), as indicações são uma manifestação legal dos vereadores, referendadas em plenário, mas não são impositivas. Cabe ao Executivo avaliar e acatar, ou não, as propostas.

As sessões plenárias começam às 9h e têm transmissão ao vivo pelos canais da Câmara de Curitiba no YouTube, no Facebook e no Twitter.

>> Leia também:
Ex-servidora do TCE-PR será a nova ouvidora da Câmara de Curitiba