Cidadania Honorária é concedida à advogada Louise Rainer Pereira Gionédis

por João Cândido Martins | Revisão: Ricardo Marques — publicado 26/10/2023 10h30, última modificação 26/10/2023 10h29
Ao lado do marido, homenageada fundou o escritório advocatício Pereira e Gionédis, um dos mais renomados de Curitiba e com forte atuação social.
Cidadania Honorária é concedida à advogada Louise Rainer Pereira Gionédis

A Câmara Municipal de Curitiba concedeu o título de Cidadã Honorária a Louise Rainer Pereira Gionédis. A iniciativa foi do vereador Pier Petruzziello. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)

Nesta quarta-feira (25), a Câmara Municipal promoveu uma sessão solene para a entrega do título de Cidadã Honorária à advogada Louise Rainer Pereira Gionédis. A iniciativa da homenagem foi do vereador Pier Petruzziello (PP), e a cerimônia foi presidida pelo vereador Marcelo Fachinello (Pode), presidente da Câmara. Também compuseram a mesa: Rafael Greca, prefeito de Curitiba; Luis Fernando Jamur, presidente do IPPUC; Cida Borghetti, ex-governadora; e Márcia Huçulak, deputada estadual. O vice-prefeito e secretário estadual das cidades, Eduardo Pimentel, e a deputada estadual Maria Victoria estiveram presentes, mas tiveram de atender compromissos anteriormente agendados.

Além deles, também estavam presentes: Margarita Sansone, esposa do prefeito Rafael Greca; Alexandre Jarschel, secretário municipal de Administração, Gestão de Pessoal e Tecnologia da Informação; Alexandre Matschinske, presidente do Instituto Municipal de Administração Pública (IMAP); João Casillo, cônsul honorário da Bélgica em Curitiba; vereador Mauro Bobato (Pode); Thiago Paiva Santos, diretor-executivo da Escola Judicial do Paraná; Maria Silvia Bacila, secretária de Educação; Gilberto Pereira, ex-presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná; e André Duszczak, presidente da Associação Paranaense dos Juízes Federais.

Assista à cerimônia no Canal da Câmara no Youtube.

Veja as fotos da sessão solene no Flickr da Câmara.

Saudação

Pier Petruzziello, proponente da homenagem, iniciou sua fala dizendo não promover muitas indicações de Cidadania Honorária, mas quando o faz, busca conhecer a pessoa indicada, sua atuação profissional, sua relação com a cidade, se o fato de morar em Curitiba despertou nela a paixão pela cidade. “E também busco saber de suas contribuições para Curitiba, cidade que recentemente foi classificada como finalista entre as 6 cidades mais inteligentes do mundo no Smart City Awards, em Barcelona”, disse o parlamentar.

Ele lembrou que Louise Rainer Pereira Gionédis é nascida em Uberaba, Minas Gerais. “Típica mineira discreta, modesta, que mostra sua genialidade pelas beiradas. Aos 9 anos mudou-se com os pais, seu Alcides e dona Maria, para a cidade de Cascavel, no Paraná e, em 1973, passou a morar em Curitiba, onde iniciou seus estudos de Direito, na Universidade Federal do Paraná (UFPR)”, relatou o vereador. 

A homenageada, de acordo com ele, também é mestre em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR), mestre em Cooperação Internacional pela Universidade São Marcos, Especialista em Direito Societário pelo Instituto dos Advogados do Paraná, expert em Lei de Proteção Geral de dados e Compliance, além de ser autora de diversos livros que são referência no Direito Brasileiro e ser detentora da nomeação por parte da Universal Peace Federation do título de Embaixadora da Paz.

O vereador Pier lembrou que a homenageada é também empresária, membro da Associação Paranaense das Mulheres de Negócio e, também, membro do Conselho Municipal da Condição Feminina e do Conselho Estadual da Mulher. “E não podemos esquecer da sua atuação nas ações do Outubro Rosa, referente à prevenção ao câncer de mama”.

No mesmo ano em que se formou, casou-se com o colega Giovane Gionédis, vindo a se tornar mãe. Disciplinada e forte, criou seus filhos com mão reta e firme. Formou um dos mais conceituados escritórios de advocacia de Curitiba, e o sucesso do escritório não seria o mesmo se não tivesse o registro da Ordem dos Advogados do Brasil nº 8.123, pertencente à Louise”, afirmou Pier Petruzziello.

O vereador também destacou outros aspectos da atuação profissional da homenageada como o fato de Louise sempre ter atuado nas causas em favor das mulheres e dos menos favorecidos. “Pessoas com deficiências e doenças graves passaram a ter acesso a seus direitos por meio da cartilha produzida pelo escritório Pereira Gionédis cujo título é 'Direitos e Benefícios Fiscais das Pessoas com Deficiência'”.

Agradecimento

Louise Gionédis, a homenageada, manifestou grata satisfação pela homenagem prestada pela Câmara Municipal de Curitiba. “Agradeço pelo reconhecimento por parte desta Casa, que foi fundada em 29 de março de 1693, e que reunia as funções administrativas e políticas do Executivo, Legislativo e Judiciário, consolidando-se como órgão de do poder público em 1721, após a visita do Ouvidor Pardinho”, lembrou a homenageada em referência à fundação da cidade e Curitiba.

A advogada mencionou que, após a Proclamação da República, verificou-se o delineamento institucional das atividades legislativas da Casa (modelo que se mantém até hoje) e, com o passar dos anos, a consagração da condição de Casa do Povo, instituição centenária de representação dos cidadãos de Curitiba. Louise agradeceu ao seu esposo e à família: seus filhos Giovani e Euriel, seus netos Giovana, Enrico e Rafael, as noras Natália e Maristelia, as irmãs Luciene e Lorene, assim como demais familiares. 

Louise contou que nasceu em Uberaba, Minas Gerais, filha de Alcides Pereira e Maria Pereira, “que, infelizmente, na semana passada, voltou à residência do senhor”, informou a homenageada. Ela contou que ainda em Minas gerais, seu pai, que era madeireiro, quis incrementar seu negócio com uma olaria e quase veio à falência. Em seguida, sua família veio para a cidade de Cascavel, onde ela morou por 6 anos.

“Com o sonho de me formar em Direito, meus pais me trouxeram para Curitiba, cidade pela qual me apaixonei desde que frequentava o Curso Camões. Passei no vestibular da UFPR e lá conheci o colega de classe Giovane, com quem vivi a paixão, o amor e o casamento, em 1978”, contou Louise. 

Ela comentou que o escritório surgiu nos anos 1990, quando houve a organização da sociedade. “Todos os integrantes compartilham os mesmos valores éticos, morais e profissionais no atendimento ao cliente. Nossa egrégora prosperou na comunidade". Mas, de acordo com a homenageada, o reconhecimento pelo bom desempenho profissional não era suficiente. “Nesses tempos difíceis que ora vive a humanidade, de cólera, raiva e violência, não nos furtamos de atuar socialmente rememorando o quanto somos humanos e porque estamos aqui. O dever de ter a boa vontade como máxima em nossas vidas associada à razão são os fins para os quais fomos criados”, disse Louise.

Cartilhas sobre direitos dos cidadãos

A homenageada frisou que as cartilhas com informações sobre os direitos dos cidadãos são distribuídas em escolas e outros locais públicos. “O projeto possui duas cartilhas premiadas pelo SESC: a Cartilha dos Direitos da Pessoa com Deficiência e a Cartilha Cidadã, premiada no corrente ano”, disse ela.

Para Louise Gionédis, a profissão de advogado, por natureza, já atende uma função social. “Representamos opiniões diferentes das nossas, fazendo respeitar o direito de cada um de se expressar sempre com respeito aos princípios gerais do Direito, à Constituição, à lei e aos institutos de direito. E ao transferirmos o conhecimento de forma social, sem honorários, tornamos a vida de muitos melhor e o efeito do bem social é inestimável”, finalizou.

Louise encerrou sua fala citando o filósofo alemão Immanuel Kant sobre o tema da boa vontade: “"Nem neste mundo nem fora dele, nada é possível pensar que possa ser considerado como bom sem limitação, a não ser uma só coisa: boa vontade. A argúcia de espírito, a capacidade de julgar ou como queiram chamar os talentos do espírito, ou ainda a coragem valorosa, a decisão, a firmeza de propósito, como qualidades do temperamento, são, sem dúvida, em certos aspectos, qualidades boas e desejáveis; mas também podem se tornar extremamente más e perniciosas, se a vontade que deve usar estes dons naturais, e cuja constituição natural se chama caráter, não for boa”. 

A Irmandade da Luz dos Pinhais

Para Rafael Greca, prefeito de Curitiba, Louise trouxe para Curitiba a doçura dos doces de Minas Gerais, mas, mais do que isso, trouxe o esplendor dourado das igrejas barrocas do coração do Brasil. O prefeito exaltou o pioneirismo dos pais da homenageada que, a exemplo de muitos outros, provenientes de todas as regiões do Brasil, trouxeram grandeza e tenacidade para a construção do Paraná.

Ele listou os fatos marcantes da vida da homenageada: a formatura em 1974, o casamento em 1978 na capela da Medalha Milagrosa. “E a criação do escritório Pereira Gionédis, dentro dos preceitos do padrinho Pâmphilo Assumpção, que foi o fundador do Instituto dos Advogados do Paraná”, pontuou o prefeito.

Em breve, Louise estará representando Curitiba na Universidade da Catalunha, onde foi convidada para falar, por ocasião da premiação do Smart City Awards, em Barcelona”. Greca enfatizou que Louise sempre foi dedicada aos filhos e aos netos, também demonstrando uma postura de mãe e mestra junto aos seus alunos e alunas e à frente do escritório Pereira Gionédis, que conta com mais de 600 profissionais. “Acolhemos a nova cidadã honorária de Curitiba, nossa nova irmã, todos nós que somos ligados em uma irmandade: a Irmandade da Luz dos Pinhais”, encerrou o prefeito.