Cidadania Honorária de Curitiba a Bruce Dickinson é aprovada em 1º turno

por Fernanda Foggiato | Revisão: Alex Gruba — publicado 16/04/2024 15h25, última modificação 16/04/2024 15h44
Câmara deve confirmar a Cidadania Honorária de Curitiba ao músico Bruce Dickinson, integrante da banda de heavy metal Iron Maiden, na sessão desta quarta (17).
Cidadania Honorária de Curitiba a Bruce Dickinson é aprovada em 1º turno

A votação foi acompanhada pelo cônsul honorário do Reino Unido e por representantes da Bodebrown. (Foto: Rodrigo Fonca/CMC)

Uma das discussões em pauta na Câmara Municipal de Curitiba (CMC), na manhã desta terça-feira (16), foi a Cidadania Honorária da cidade ao músico britânico Bruce Dickinson. Autores do projeto de decreto legislativo, Eder Borges (PL) e Nori Seto (PP) defendem que a cerveja artesanal é o principal vínculo entre o vocalista da banda de heavy metal Iron Maiden e a capital paranaense. 

A Cidadania Honorária é a principal honraria que a CMC concede a pessoas nascidas fora de Curitiba. No caso de curitibanos, a homenagem é o Vulto Emérito. A votação da proposta em primeiro turno foi unânime, com o apoio de 25 vereadores (115.00005.2024). A promulgação do decreto legislativo depende, agora, da confirmação pelo plenário, na manhã desta quarta-feira (17).  Uma emenda para ajuste técnico no texto também foi aprovada de forma unânime (034.00006.2024). 

Borges lembrou que Dickinson fará show solo em Curitiba, no dia 24 de abril, e agradeceu o presidente Marcelo Fachinello (Pode) e adiantou que a ideia é entregar o título a “essa grande lenda, esse grande astro internacional”. “Ele é considerado um dos maiores vocalistas do mundo”, elogiou o coautor do projeto de resolução. 

“Além disso, ele é esgrimista profissional, chegou até a ser convidado a ir para as Olimpíadas e não foi porque estavam em turnê com o Iron Maiden, em 1988. Ele é piloto de avião, por sinal, pilota o avião da banda. Ele é historiador, escritor o roteirista”, prosseguiu Eder Borges. “É alguém com muito talento e é alguém de reputação ilibada, condição para que se receba um título como esse. E, como um bom britânico, é apaixonado por cerveja.” 

O vereador defendeu que dessa paixão é que vem o principal vínculo entre o rockstar Bruce Dickinson e a capital do Paraná, graças à parceria entre a marca Iron Maiden e a cervejaria Bodebrown como marca oficial do Iron Maiden. “Não foi nem a Bodebrown que foi bater na porta do Iron Maiden”, comentou. 

De acordo com ele, a Bodebrown foi a primeira cervejaria oficial da banda de heavy metal fora da Inglaterra e hoje é a “uma das únicas do mundo e a única do Brasil a produzir um produto com a marca Iron Maiden”. O título de Cidadania Honorária a Bruce Dickinson, para o parlamentar, “é marketing para Curitiba, consolida Curitiba na rota dos grandes shows internacionais”. Em sua opinião, a cidade precisa investir em sua “vocação roqueira”. 

Nori Seto falou da atuação humanitária do homenageado. Ele também disse que os shows de Dickinson, solo ou com o Iron Maiden, “movimentaram o turismo, movimentaram a economia” de Curitiba. “É uma homenagem à cultura de cerveja artesanal, é uma homenagem ao empreendedorismo curitibano e, acima de tudo, é uma homenagem à beleza, à riqueza da diversidade cultural que existe em nossa cidade.”

Seto rebateu, ainda, críticas ao título. Ele argumentou que propor as homenagens estão, sim, entre as atribuições do vereador, ao lado de fiscalizar e de legislar. O parlamentar citou projetos de leis ordinárias de sua autoria, como propostas para acelerar o combate à dengue, apresentada na semana passada, e para regulamentar a inteligência artificial na administração pública, à espera da sanção ou veto do Executivo.

No debate do projeto de resolução, Tito Zeglin (MDB) lembrou da aprovação da lei municipal 15.063/2017, que declara Curitiba como Capital da Cerveja Artesanal. Rodrigo Reis (União) falou que a Bodebrown “é uma referência mundial, um orgulho de todos os curitibanos”. “Muitas pessoas talvez não entendam o que representa a cultura do rock na cidade, [...] ela traz milhares de pessoas, movimenta a economia”, observou Bruno Pessuti (Pode).

A votação foi acompanhada pelo cônsul honorário do Reino Unido em Curitiba, Adam Peterson; pelo fundador da Bodebrown, Samuel Cavalcanti; e por Osni Francis Junior e Marcelo Bernardi, que também fazem parte da cervejaria. 

Confirmada a Cidadania Honorária à empresária Thaty Gimenez  

Proposta pelo vereador Jornalista Márcio Barros (PSD), a concessão da Cidadania Honorária de Curitiba à empresária Thaty Gimenez passou pela análise da redação final. Ou seja, pela terceira votação, já que no segundo turno recebeu uma emenda para ajustar o texto da proposta de lei, na qual ainda constava o nome de casada da homenageada (115.00015.2023). 

O placar foi de 29 votos “sim” e 2 abstenções. Nascida em Campo Mourão, no norte do Paraná, Gimenez preside as empresas Solumedi, de agendamento médico para quem não tem plano de saúde, e Pelle de Ju, com foco em bronzeamento artificial.