Chef Isaias Soares, do Instituto Gourmet, será cidadão honorário de Curitiba

por José Lázaro Jr. — publicado 01/09/2021 16h30, última modificação 01/09/2021 16h29
Natural de Mirasselva, Isaias Soares mudou-se para Curitiba ainda jovem, estudou gastronomia e ministra cursos para pessoas em recuperação da dependência química.
Chef Isaias Soares, do Instituto Gourmet, será cidadão honorário de Curitiba

Participação gravada de Isaias Soares foi exibida em plenário durante a sessão. (Foto: Carlos Costa/CMC)

Nesta quarta-feira (1º), a Câmara Municipal de Curitiba (CMC) aprovou, em primeiro turno, uma homenagem a Isaias Soares Pereira, do Instituto Gourmet da Pizza, cuja matriz fica na capital do Paraná, e possui unidades em Maceió (AL) e Florianópolis (SC). Por iniciativa de Ezequias Barros (PMB), o chef Isaias Soares, como é mais conhecido, receberá a Cidadania Honorária de Curitiba (006.00010.2021).

Natural de Mirasselva, no Norte do Paraná, Isaias Soares mudou-se para Curitiba aos 22 anos de idade, em 1988, começando a trabalhar na cidade como vendedor, até mudar de ramo, cursando gastronomia na Accademia Pizzaioli Le 5 Stagione. Graduado e pós-graduado em massas italianas e manipulação de alimentos, foi professor do Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial) e hoje dirige o Instituto Gourmet da Pizza.

Ao defender a homenagem, Ezequias Barros destacou o trabalho social do chef Isaias Soares, que tem ministrado cursos para dependentes químicos em recuperação no Crejer (Centro de Reabilitação Jeová Raphá) e na Comunidade Favi (Fonte de Água Viva), além de aceitar alunos com bolsa nas oficinas regulares que ministra no Instituto Gourmet. "Mais de 9 mil alunos já passaram pela escola, de todas regiões do Brasil", disse.

“É uma pessoa iluminada, abençoada. Além de ensinar o preparo do alimento, mostra como é a gestão da pizzaria, para que dê certo”, elogiou Ezequias Barros. Em aparte, Pier Petruzziello (PTB), ligado à comunidade italiana, agradeceu aos estudantes brasileiros que aprendem a cultura do país europeu e a divulgam aqui, “estreitando os laços” entre as nações. 

João da 5 Irmãos (PSL) lembrou que Isais Soares trabalhou na loja da família. “Conheço [ele] há mais de 20 anos, era vendedor, companheiro da nossa Loja 5 Irmãos. O que mais gostava de fazer era cozinhar, tanto que virou chef!”, brincou o parlamentar. Em plenário, Ezequias Barros exibiu um vídeo do homenageado relatando a trajetória profissional e agradecendo pela deferência.

A Cidadania Honorária de Curitiba agora só precisa ser confirmada em segundo turno, no dia 13 de setembro, e publicada no Diário Oficial do Município. Na primeira votação, foram 28 votos favoráveis, 4 contrários e 2 abstenções. 

No mesmo dia, voltam ao plenário dois projetos que não chegaram a ser votados hoje, dado o fim do tempo regimental: o segundo turno da declaração de utilidade pública à Associação Rimadores Contraste Social (014.00009.2021) e a inclusão da Procuradoria da Mulher no organograma da CMC (055.00155.2021).