Carol Dartora agradece votação em Curitiba; vereadores elogiam candidatos

por José Lázaro Jr. | Revisão: Vanusa Paiva — publicado 04/10/2022 11h05, última modificação 05/10/2022 11h24
Além dos candidatos, parlamentares destacaram vitórias eleitorais de outros políticos que tiveram o apoio de vereadores da capital nas eleições deste ano.
Carol Dartora agradece votação em Curitiba; vereadores elogiam candidatos

Na foto, vereadora Carol Dartora é cumprimentada pelos colegas em plenário. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)

“Fui a primeira mulher negra vereadora de Curitiba e agora o estado se organizou e me elegeu a primeira deputada federal negra do Paraná. É uma honra muito grande. É a realização de todo trabalho e luta que a gente vem fazendo historicamente, denunciando a sub-representação das mulheres negras [na política]”, disse Carol Dartora (PT), nesta terça-feira (4), durante a sessão da Câmara Municipal de Curitiba (CMC).

Agradecendo a votação que recebeu em Curitiba, Carol Dartora afirmou que representará a cidade na Câmara Federal. Numa breve digressão sobre o motivo dos mais de 130 mil votos, ela destacou ter sido autora da lei de cotas raciais no serviço público da capital e da tramitação prioritária na administração municipal às mulheres em situação de violência. Ela fez uma especial deferência às eleições de Ana Júlia Ribeiro (PT) e Renato Freitas (PT) para a Assembleia Legislativa do Paraná.

“Eu quero cumprimentar a mais votada [da CMC], Carol, que chega em Brasília com uma pauta muito forte. Nosso reconhecimento pela sua brilhante votação”, disse o líder do governo na CMC, Pier Petruzziello (PP). Ele elogiou todos os vereadores que também tiveram uma vitória eleitoral neste ano, citando Flávia Francischini, Denian Couto, Ana Júlia e Renato Freitas. Candidato a federal, Petruzziello afirmou que buscou fazer uma campanha propositiva, “sem entrar na polarização, mesmo sabendo que meu eleitor sempre reconheceu que sou um político de centro-direita, ligado à liberdade econômica e à defesa das pessoas com deficiência”.

Pier Petruzziello agradeceu o apoio que recebeu do prefeito, Rafael Greca, e de outros cinco membros da CMC para a sua candidatura à Câmara Federal – Mauro Bobato (Pode), Oscalino do Povo (PP), Beto Moraes (PSD), Nori Seto (PP) e Márcio Barros (PSD). “Foi uma alegria caminhar ao lado de vocês. Saio do processo mais maduro, mais feliz”, disse o vereador, que fez elogios à reeleição de Mauro Moraes (União) para a Assembleia Legislativa do Paraná. A vereadora Sargento Tânia Guerreiro (União) também pediu a palavra para agradecer sua votação, assim como Noemia Rocha (MDB), para quem a sub-representação das mulheres segue sendo um problema brasileiro.

Apoio de vereadores
O vereador Sidnei Toaldo (Patriota) declarou ter trabalhado, nas eleições de 2022, pelas candidaturas de Hussein Bakri (PSD) para a Alep e de Luciano Ducci (PSB) para a Câmara Federal. “São dois deputados que vão fazer muito pelo Paraná e estarão alinhados com Curitiba, trazendo obras para a cidade”, disse o parlamentar. Serginho do Posto (União) fez o mesmo, destacando que ele e Toaldo apoiaram os mesmos candidatos, sendo que na campanha de Ducci houve esforços também de Toninho da Farmácia (União), Zezinho Sabará (União) e Hernani (PSB).