Campeonato incentivará deficiente ao esporte

por Assessoria Comunicação publicado 31/08/2004 00h00, última modificação 13/05/2021 18h12

A cidade pode ganhar um campeonato municipal do atleta portador de deficiência física. A proposta, do presidente da Câmara, vereador João Cláudio Derosso, é ampliar os direitos dos portadores de deficiência, incentivá-los à prática esportiva e dar condições de preparar novos atletas.
“Nós, como legisladores, temos a missão de concretizar o princípio da igualdade, criando condições para participação ativa destas pessoas nas mais diversas formas de esporte”, afirma.
Segundo o parlamentar, 5% da população brasileira é portadora de deficiência e, destes, uma parcela pratica alguma atividade esportiva, estando apta a participar de campeonatos regionais, estaduais, nacionais e internacionais. O projeto prevê, ainda, que a indicação das modalidades esportivas que farão parte do evento, assim como sua organização, como preparatório dos campeonatos brasileiro, pan-americano, paraolímpico e mundial, caberá ao Executivo, que indicará o órgão competente.
Conforme o projeto, o Executivo poderá firmar convênios com entidades públicas e particulares ligadas aos deficientes para o desenvolvimento e execução da lei.