Campanha de trânsito é aprovada e já pode ser votada na Câmara de Curitiba

por Julia Yamane*, especial para CMC | Revisão: Gabriel Kummer** — publicado 10/02/2026 16h50, última modificação 11/02/2026 08h40
Projetos sobre o turismo católico em Curitiba e campanha de participação política juvenil também foram liberados para debate pela Comissão de Educação.
Campanha de trânsito é aprovada e já pode ser votada na Câmara de Curitiba

A Comissão de Educação, Turismo, Cultura, Esporte e Lazer avaliou um total de nove proposições. (Foto: Kim Tolentino/CMC)

A partir da reunião da Comissão de Educação, Turismo, Cultura, Esporte e Lazer na Câmara Municipal de Curitiba (CMC) nesta segunda-feira (9), oito proposições estão aptas a debate e votação em plenário. A reunião foi presidida por Guilherme Kilter (Novo), na presença de Renan Ceschin (Pode), vice, Bruno Secco (Republicanos), Meri Martins (Republicanos) e Professora Angela (PSOL). 

Entre as propostas analisadas, foi aprovado o projeto de lei da vereadora Delegada Tathiana Guzella (União) que tem por objetivo criar a campanha “No trânsito, o maior cuida do menor”. No parecer favorável, a relatora Meri Martins manifestou que a campanha “mostra-se alinhada à política nacional de mobilidade urbana”.

Para a autora, o projeto busca “promover a segurança e o respeito mútuo entre os diferentes usuários das vias, incentivando condutas responsáveis por parte de veículos de maior porte em relação aos de menor porte, bem como em relação a pedestres e ciclistas” (005.00590.2025). 

Turismo religioso e educação política: confira projetos aprovados

Durante a mesma reunião, outros três projetos de lei também foram aprovados. Um deles, de autoria da vereadora Rafaela Lupion (PSD), cria a Rota do Turismo Católico de Curitiba, com o objetivo de “impulsionar o turismo religioso e fortalecer a economia criativa ligada à fé e ao patrimônio histórico”, reunindo igrejas centenárias, santuários de grande visitação e espaços de memória (005.00677.2025). 

O segundo, do vereador Lórens Nogueira (PP), cria a Política Municipal de Inclusão e Acesso ao Fomento Cultural e busca ampliar o acesso de artistas de grupos tradicionais, discriminados, vulneráveis e invisibilizados aos recursos dos editais culturais da cidade (005.00307.2025). O projeto recebeu voto contrário do relator, Guilherme Kilter, por haver “legislação semelhante já existente”, que foi aprovado pelos demais vereadores durante a reunião. Desta forma, a proposta vai a plenário com a sinalização negativa do colegiado.

Já o terceiro projeto, da vereadora Delegada Tathiana, cria a Campanha Municipal de Conscientização e Incentivo à Participação Política da Juventude, para estimular o protagonismo juvenil e ampliar a participação política em Curitiba (005.00680.2025)

Comissão de Educação aprova pedidos de homenagem e denominação oficial 

Na mesma ocasião, uma denominação oficial também foi aprovada, de autoria do vereador Serginho do Posto (PSD), que denomina o Centro de Referência Afro Enedina Alves Marques (Creafro) como um dos logradouros públicos da Capital (008.00021.2025). 

Além disso, outras três solicitações de homenagens estão aptas à votação no plenário, uma delas da vereadora Carlise Kwiatkowski (PL), ao Dr. Ricardo Carlini; outra do vereador Angelo Vanhoni (PT), a David Pereira de Vasconcelos e a última de Meri Martins à denominação de rua Eng. Paulo Gustavo Sommer (respectivamente 009.00017.2025, 009.00019.2025 e 009.00020.2025). 

Vereadora faz pedido de vista da Política de Educação Inovadora

Já o projeto de lei do vereador Rodrigo Marcial (Novo) ainda permanece em análise pela Comissão, por pedido de vista da vereadora Professora Angela (PSOL). O projeto em questão cria a Política Municipal de Educação Inovadora (PMEI), para promover a inclusão digital, a capacitação tecnológica e o desenvolvimento de competências empreendedoras, com foco nas regiões de menores indicadores socioeconômicos da cidade (005.00489.2025).

>> Saiba quem são os integrantes e acompanhe o trabalho da Comissão de Educação, Turismo, Cultura, Esporte e Lazer.