Camilo Turmina torna-se cidadão honorário de Curitiba na segunda-feira

por Pedritta Marihá Garcia | Revisão: Vanusa Paiva — publicado 09/12/2022 11h57, última modificação 09/12/2022 11h57
Homenagem da Câmara de Curitiba foi aprovada pelos vereadores no mês passado.
Camilo Turmina torna-se cidadão honorário de Curitiba na segunda-feira

As sessões solenes da CMC são realizadas no Palácio Rio Branco. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)

Na próxima segunda-feira (12), a Câmara Municipal de Curitiba (CMC) promove uma sessão solene para homenagear o presidente da Associação Comercial do Paraná (ACP), Camilo Turmina. Ele receberá o título de Cidadão Honorário de Curitiba, honraria destinada a personalidades não nascidas na capital, mas que tenham contribuído para o desenvolvimento da cidade. Haverá transmissão ao vivo pelas redes sociais do Legislativo.

O autor da lei que deu origem (lei municipal 16.100/2022) à homenagem é o vereador Professor Euler (MDB). A honraria foi aprovada pela Casa nos dias 22 e 28 de novembro, respectivamente em primeiro e em segundo turno, e a realização da solenidade (061.00046.2022) foi acatada no dia 23 do mesmo mês.

Natural de Videira (SC), Camilo Turmina passou a infância e a juventude no oeste do Paraná, na cidade de Marechal Cândido Rondon, mudando-se para a capital aos 18 anos de idade. Graduado em Economia pela FAE, há 37 anos criou a Camilo Joalheiros, com lojas na rua XV de Novembro e no Shopping Crystal. Rotariano e maçom, Turmina foi presidente do Rotary Club Curitiba Leste, além de conselheiro e secretário do Grande Oriente do Brasil – seção Paraná e venerável mestre da loja Concórdia 0368.

O homenageado já desempenhou vários cargos de representação da classe empresarial. Foi da Câmara de Dirigentes Lojistas de Curitiba, e depois também do Paraná; foi presidente da Associação dos Joalheiros e Relojoeiros do Paraná; e dirigiu o Sindicato do Comércio Varejista de Adornos e Acessórios, de Objetos de Arte, de Louças Finas e de Material Ótico, Fotográfico e Cinematográfico. Antes de presidir a ACP, foi vice-presidente da entidade por 13 anos e coordenou o Conselho do Comércio Vivo da ACP.

Cidadania Honorária
A Cidadania Honorária é o maior título que uma pessoa que não é nascida na capital do Paraná pode receber do Legislativo. A honraria é regulamentada pela lei complementar municipal 109/2018 e é destinada a personalidades com reputação ilibada e de conduta pessoal e profissional irrepreensíveis que tenham contribuído para o desenvolvimento da cidade.

Sessões solenes
As sessões solenes, segundo o Regimento Interno do Legislativo de Curitiba, são convocadas para a entrega de honrarias e de “outras homenagens que a Câmara Municipal entender relevantes”. Também são realizadas para dar posse ao prefeito e ao vice-prefeito do Município, instalar legislaturas e comemorar fatos históricos.

A concessão de títulos e prêmios, na CMC, é regulamentada pela lei complementar 109/2018. As honrarias, segundo a legislação municipal, são entregues “sem preconceito de cor, raça, crença ou idade” a cidadãos de destaque em suas áreas e que tenham prestado relevantes serviços à comunidade curitibana.

A sessão solene que marca a entrega da Cidadania Honorária de Curitiba a Camilo
Turmina será na segunda-feira, às 19h30. A solenidade será transmitida pelas redes sociais da Câmara: no YouTube, no Facebook e no Twitter. Clique aqui para consultar todas as solenidades já realizadas em 2022.