Câmara vai homenagear cantora Zezé Ribas

por Assessoria Comunicação publicado 18/05/2004 00h00, última modificação 12/04/2021 14h22

A Câmara Municipal aprovou nesta terça-feira (18), por unanimidade, projeto de lei do vereador Jônatas Pirkiel (PL) que denomina de Zezé Ribas um dos logradouros públicos da Capital. A homenageada marcou a vida pública paranaense, sendo uma das personalidades mais marcantes da área social e cultural de nossa cidade. Lysette Ribas Puglielli nasceu em 1922, em Jaguariaíva, no Paraná. Desde cedo revelou-se sensível à música e à comunicação. Foi cantora e apresentadora das rádios Marumby, Cultura e Clube Paranaense. Nesta emissora comandou um programa semanal com o nome de Zezé Ribas, a Rainha do Samba.
Foi casada com Jacinto Cunha, o primeiro locutor de rádio do Paraná, um dos mais importantes comunicadores do nosso Estado, além de ser o diretor da rádio Clube Paranaense.
No Rio de Janeiro, integrou a “época de ouro” do rádio brasileiro, cantando na Rádio Nacional, Tupy e Mayrink Veiga, sendo consagrada como uma das mais destacadas cantoras do Paraná.
Serviços públicos
Zezé Ribas não se destacou somente na sua vida pessoal e artística. Era dona de incomparável currículo de serviços públicos prestados ao Estado do Paraná, sendo funcionária da Secretaria de Estado da Saúde Pública por mais de 30 anos e fundadora da Escola de Saúde Pública do Paraná. Foi funcionária do Tribunal de Contas por 4 anos, da Assembléia Legislativa por 10 anos e prestou relevantes serviços no Cerimonial do Palácio Iguaçu, por 2 anos. Figura de grande destaque no meios que freqüentou, sempre cultivou o respeito e a amizade dos que com ela conviveram.
Apesar de todas as ocupações, cuidou e educou com zelo e esmero seu filho, o vereador Mario Celso Cunha. O orgulho por pela carreira do parlamentar sempre foi visível. Esteve a seu lado em todos os cargos que veio a ocupar, quer no rádio e na televisão ou nas inúmeras funções públicas que ocupou.
Trabalho voluntário
Sua dedicação aos mais pobres também foi um traço marcante em sua personalidade, dedicando-se até os últimos dias de sua vida em ajudar ao próximo, trabalhando como voluntária em mais de uma dezena de entidades sociais.
Segundo o vereador Mario Celso Cunha (PSB), sua mãe foi uma guerreira. “Era um exemplo de dignidade, competência e ética. Já a vereadora Nely Almeida (PSDB) comentou que a homenageada foi uma boa amiga, boa companheira, que sempre dava um jeitinho para alegrar os que estavam à sua volta. Também se manifestaram os vereadores André Passos (PT) e Julieta Reis (PFL).