Câmara Universitária encerra trabalhos com 26 projetos aprovados

por Assessoria Comunicação publicado 07/06/2019 17h00, última modificação 08/11/2021 08h55
Os alunos que integraram a Câmara Municipal Universitária (CMU) se despediram dos trabalhos legislativos. Após a aprovação de 26 projetos de lei, eles receberam, nesta sexta-feira (7), certificado de participação no projeto de extensão que garantiu aos estudantes a vivência de mandato parlamentar simulado, durante duas semanas. Os participantes puderam propor projetos de lei, discutir as proposições nas comissões temáticas e votá-las em plenário.

>> Leia também: Última sessão da Câmara Municipal Universitária votou 4 proposições


“Mais importante que qualquer aprendizado, é a experiência para todos nós”, disse Gustavo Salles, um dos coordenadores do projeto, a respeito dos ganhos com o trabalho feito na Câmara Municipal de Curitiba (CMC). Ele contou que muitos dos participantes desta edição tiveram desperto o interesse pela vida pública, e que pretendem seguir neste rumo. “Vocês ganham em estar aqui, mas nós ganhamos muito mais por termos pessoas que possam passar adiante o que é a Câmara de Curitiba e o nosso trabalho diário”, disse o líder do prefeito na Casa, Pier Petruzziello (PTB).

O vereador universitário Vitor Capacle entregou a Professor Euler (PSD) um caderno com os 26 projetos de lei aprovados pela Câmara Universitária, durante votações nesta quinta e sexta-feira. “Coisas de sucesso não acontecem por acaso”, elogiou Euler sobre a execução do projeto. “Vocês trabalharam muito bem, visto o desempenho do trabalho que todos puderam desfrutar. Que esta seja a primeira edição de uma sequência que queremos que ocorra”, completou. O parlamentar se comprometeu a levar à Comissão Executiva, da qual ele faz parte, a sugestão para que o programa se torne permanente.

Da mesma forma, Herivelto Oliveira (PPS) e Dr. Wolmir Aguiar (PSC) elogiaram os estudantes e os incentivaram a manter a participação na vida política. “A gente entende mais das coisas quando discute. O fundamental dos ensinamentos [adquiridos durante o projeto] é que vocês espalhem isso nas comunidades”, disse o primeiro vereador. “O mais importante é que dos projetos, estava-se discutindo o futuro da cidade”, acrescentou Aguiar. “Vocês que são jovens, participem da política. Vocês puderam perceber no trabalho dos vereadores que muitas vezes a sociedade tem uma visão equivocada [sobre o trabalho parlamentar]”, avaliou o professor Renato Mocelin, convidado para a cerimônia.

O Legislativo de Curitiba é parceiro da Universidade Federal do Paraná (UFPR) na realização da CMU, que selecionou 38 estudantes de 7 instituições de ensino superior para a atividade. Das 53 propostas de lei apresentadas, 26 foram aprovadas (22 na quinta e 4 nesta sexta). Dos 5 vetos do Executivo, na simulação da atividade legislativa, 2 foram derrubados e 3 mantidos. Uma proposição foi desarquivada – que propunha a incorporação de pneus usados no asfaltamento de Curitiba – e tramitará numa próxima edição da CMU.

Da comissão organizadora fizeram parte Ana Karoline de França, Camila de Moraes Gonda, Gustavo Salles Ferreira, Lucas Nekel da Silva, Newton Grein Guimarães, Raphael de Souza e Silva e Vitor Miranda Capacle. Integraram o projeto: Alana Sitorski, Alysson Falcão, Amanda Mocelin, Aron Gomes, Clara Espíndola, Edevaldo da Silva, Edson dos Santos, Eduarda Pelentier, Eliseu Albano, Felipe dos Santos, Flavia Bueno, Gabriel Duarte, Giovana Bocchese Gustavo Leal, Heloísa Nora, Isaias do Povo, Jonathan Ortener e Júlia Dias.

Participaram ainda: Kauan de Almeida, Larissa Vargas, Layne de Souza, Leonardo Sanches, Lindemberg Almeida, Luan Azevedo, Luiz Cannes, Mayara Dietrichkeit, Natan Sarkis, Paula Lobo, Pedro Henrique Aurélio, Pedro Spagnol, Renata Tranjan, Romulo Musial, Thaisa Lopes, Thiago Drummond Moura, Túlio Bittencourt, Victor Lopes, Victória Verussa, Vitoria Prá, Vitória Wojtovicz, Wellington Costa e William Costa Grande.

Mais fotos da solenidade podem ser conferidas no Flickr da Câmara Municipal.

Formação política
Esta não é a primeira vez que a Câmara de Curitiba realiza atividades de extensão universitária. Em julho de 2018, a Casa recebeu projeto semelhante, chamado Parlamento Universitário, em que 38 acadêmicos analisaram 42 projetos de lei fictícios, de sua iniciativa, debatendo-os num plenário simulado – 25 foram aprovados.

Em outra parceria, com o Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), a CMC já recebeu duas edições do Parlamento Jovem, que também simula o processo legislativo. A diferença é que nesse projeto o público-alvo são estudantes dos ensinos Fundamental e Médio. Quando esteve na Câmara para tratar da iniciativa, o presidente do TRE-PR, desembargador Luiz Taro Oyama, defendeu que “a educação política é a educação para o conhecimento e para a compreensão do nosso mundo, do nosso tempo” (leia mais).

A Câmara de Curitiba ainda mantém um programa de visita guiada para receber qualquer pessoa que esteja interessada em conhecer o funcionamento do Legislativo e o papel dos vereadores. Estudantes do 1º ano do Ensino Fundamental até a faculdade, comitivas de outros países e demais cidadãos recebem orientações de como são realizadas as reuniões de comissões e sessões plenárias, o que faz um vereador e como o Legislativo contribui para o desenvolvimento da cidade. O agendamento das visitas é realizado pelo site institucional (clique aqui).