Câmara registra 493 anos da Reforma Luterana

por Assessoria Comunicação publicado 10/11/2010 19h30, última modificação 01/07/2021 09h23
A passagem dos 493 anos da Reforma Luterana, que exerceu profunda influência histórica sobre diversos  povos, inclusive em Curitiba, com a acentuada  imigração alemã, foi registrada na Câmara Municipal, nesta quarta-feira (10). A convite do primeiro vice-presidente, Tito Zeglin (PDT), pastores de diversas comunidades luteranas estiveram na Casa, durante a sessão plenária, com o coordenador da Comissão Organizadora da Celebração da Reforma 2010 na Região de Curitiba, pastor Celio Meier, para receber certificados. A data principal da comemoração foi dia 31 de outubro.
Transformação
Exemplos da Reforma Luterana evidenciados em quatro significados de centralidade de Cristo para a vida do cristão e da sociedade foram citados pelo  professor da Faculdade Evangélica do Paraná, Marlon Fluck. Ele fez um relato histórico. Ressaltou a permanente contribuição do episódio de entrega das 95 teses de Martinho Lutero, questionando  posicionamento diferenciado para a responsabilidade cristã das pessoas. E também da própria Igreja Católica da época, que se transformou num dos primeiros movimentos do século XVI, marcando o rompimento dos limites da religiosidade, com reflexos na base política do estado alemão e, depois, na Suíça, Inglaterra, França e diversos outros países.
A influência citada por Fluck teve reflexos contundentes a partir do direito romano, passando pela elaboração de leis até a formação política dos dias atuais em que são reconhecidos os valores fundamentais da família, da sociedade e da vocação profissional, como um exercício da fé divina para evolução individual e progresso humano. A importância dada por Lutero à educação foi destacada pelo professor e por Tito Zeglin para saudar os luteranos. O primeiro vice-presidente do Legislativo retratou as características marcantes da imigração alemã em Curitiba, que  oportunizaram  uma transformação social e econômica  reconhecida até os dias atuais, em cada bairro da cidade.
Com o primeiro-secretário da  Câmara, Celso Torquato (PSDB), formaram a mesa de autoridades para a cerimôni, o pastor Nelson Lautert da comunidade São Paulo (Portão); Edgar Leschewitz, da Igreja de Cristo (bairro São Francisco), e Jorge Schieferdecker da Igreja Confissão Luterana de Curitiba. Também compareceram os pastores Allecastro Hervella Gunter e Antonio Gilmar Penteado.