Câmara se despede do cônsul-geral do Japão em Curitiba

por Nicole Thessing*, especial para a CMC — publicado 19/04/2023 17h20, última modificação 19/04/2023 17h53
Cônsul-geral adjunto em Curitiba, Kazuu Wakaeda retorna ao Japão ainda no mês de abril.
Câmara se despede do cônsul-geral do Japão em Curitiba

A Câmara de Curitiba homenageou Kazuu Wakaeda por iniciativa do vereador Nori Seto. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)

Na manhã dessa terça-feira (18), a Câmara Municipal de Curitiba (CMC) reconheceu, com votos de congratulações e aplausos, o trabalho do cônsul-geral adjunto do Japão na capital paranaense, Kazuu Wakaeda. O diploma foi entregue por iniciativa do vereador Nori Seto (PP), que ressaltou o fortalecimento das relações entre o Japão e o Brasil (077.00197.2023).

O diplomata retornará ao Japão, ainda em abril, para trabalhar no Ministério dos Negócios Estrangeiros, em Tóquio. “Nesta nova etapa, ele continuará mantendo contato com o Brasil, pois vai atuar no Departamento da América do Sul”, explicou o vereador. O cônsul chegou ao Brasil em agosto de 2016, para trabalhar na embaixada de Brasília, e, em 2019, assumiu o cargo de cônsul-geral adjunto do Japão em Curitiba.

Kazuu recebe homenagem“Com seu carisma, sua simpatia, seu jeito simples e despojado, em pouco tempo conseguiu conquistar a amizade, o carinho, o respeito, a admiração de todos. Ao longo desses quase quatro anos que ele permaneceu aqui em Curitiba, teve uma atuação bastante destacada e contribuiu com a atuação de três cônsules-gerais”, enalteceu Nori. Ainda conforme o vereador, Kazuu participou ativamente das atividades da comunidade nipo-brasileira de Curitiba e auxiliou no “estreitamento das relações econômicas e internacionais com a Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP), com o Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (IPPUC), e também com a ampliação do contato do Consulado do Japão com a Assessoria de Relações Internacionais da Prefeitura de Curitiba”.

A homenagem contou com a presença de representantes da comunidade nipo-brasileira: Kubomi Kajiwara e Benedito Guimarães, do Consulado-Geral do Japão em Curitiba; Vanessa Ishikawa Rasoto e Toshikazu Kawamura, da Associação Cultural e Beneficente Nipo Brasileira de Curitiba (Nikkei Curitiba); Arata Hara, Tissako Hara, Bruna Hara e Teichum Hiramatsu, da Câmara de Indústria e Comércio Brasil Japão do Paraná (CCIBJ); Cristiane Ueta, da Coordenação de Relações Internacionais da Província de Hyogo com o Brasil; e Daniele Sakamoto e Laura Omoto, da Associação Paranaense de Ex-Bolsitas Brasil-Japão do Paraná (Apaex).

Angelo Vanhoni recebe troféu e diplomaNa mesma manhã, Angelo Vanhoni (PT) recebeu o diploma e o troféu referentes à homenagem aos vereadores que participaram da 11ª legislatura, quando ocorreu a passagem dos 300 anos da fundação de Curitiba. O vereador não pôde estar presente na cerimônia, então o autor da proposta, Tito Zeglin (PDT), realizou a entrega em plenário.

“Nós entregamos um troféu a ele, por ocasião de ele ser um vereador dos 300 anos da cidade, e na sessão solene de terça-feira passada, dia 11, ele não pôde estar presente, então nós cumprimos com o nosso dever. Parabéns, Vanhoni”, felicitou Zeglin. O presidente Marcelo Fachinello (PSC) também prestou suas congratulações. “Parabéns, vereador Angelo Vanhoni, que estava aqui 30 anos atrás e retorna a esta Casa. Justa homenagem feita pelo vereador Tito Zeglin”, comentou.

Requerimentos debatidos
A Câmara também aprovou novos votos de congratulações e aplausos, ao longo das sessões plenárias desta semana. Também na terça, Eder Borges (PP) defendeu a homenagem de sua autoria para Virgílio Savarin, pelos 40 anos de atividade da loja de sua propriedade, a Savarin Music. O vereador destacou que “a Savarin é uma das mais tradicionais lojas de discos de Curitiba. Foi uma loja muito grande lá nos anos 1980 e 1990” (077.00204.2023).

Em seguida, Sidnei Toaldo (Patriota) debateu o requerimento de sua iniciativa, de votos de congratulações e aplausos, ao time de futebol Azzurra, pelos seus 45 anos de história. “Este grupo do qual eu faço parte, o Azzurra de Santa Felicidade, que foi criado pela família Volpe, família tradicional de Santa Felicidade, juntamente com outros amigos”, explicou (077.00207.2023).

Já na sessão plenária da última segunda (17), a vereadora Sargento Tânia Guerreiro (União) defendeu seu requerimento de homenagem ao Departamento de Saúde Ocupacional da CMC. "Eles têm nos atendido, têm feito um trabalho com excelência", frisou a vereadora (077.00203.2023).

*Matéria elaborada pela estudante de Jornalismo Nicole Thessing*, especial para a CMC
Supervisão do estágio e edição: Fernanda Foggiato