Câmara recebe reivindicações de motoristas de aplicativos

por Marcio Silva publicado 16/03/2023 15h55, última modificação 17/03/2023 08h41
Audiência pública e comissão especial são cogitadas para dar mais visibilidade às demandas da categoria.
Câmara recebe reivindicações de motoristas de aplicativos

Os vereadores Marcelo Fachinello (PSC), Rodrigo Reis (União) e a assessoria de Sidnei Toaldo (Patriota) estiveram reunidos com os motoristas de aplicativo. (Foto: Carlos Costa/CMC)

A criação de pontos de embarque e de desembarque em pontos turísticos, uma melhor estrutura de trabalho em grandes eventos e o combate aos motoristas “piratas”. Essas foram algumas das demandas apresentadas por um grupo de motoristas de aplicativo recebidos por vereadores na Câmara Municipal de Curitiba (CMC) nessa quarta-feira (15). Participaram do encontro o presidente da Casa, Marcelo Fachinello (PSC), o vereador Rodrigo Reis (União) e a assessoria de Sidnei Toaldo (Patriota).

Diante da complexidade do assunto, que envolve uma série de atores públicos e também da iniciativa privada, o presidente da CMC sugeriu a realização de uma audiência pública, para que haja avanço nas discussões. Fachinello afirmou que a Casa está aberta ao diálogo e que vai trabalhar para “que se atenda da melhor maneira possível a todos”. Ele disse que a sugestão de Rodrigo Reis, para a criação de uma comissão especial para tratar do tema, vai ajudar a trazer visibilidade para a causa.

Reunião com mototistas de aplicativo - março 2023 - Rodrigo Reis“É uma questão de representatividade política. Já temos apoio de seis parlamentares para criar essa comissão especial. Assim, vamos ter mais peso para cobrar da Prefeitura estas melhorias, que vão incrementar a mobilidade da cidade como um todo. Eu sempre deixo claro que não tenho nada contra os taxistas, mas questiono o porquê eles recebem 100% da atenção do poder público e quem está nos aplicativos não recebe nada”, resumiu o vereador Rodrigo Reis.

Segundo Reis, teriam sinalizado o apoio à criação de uma comissão especial em apoio aos motoristas de aplicativo os vereadores Amália Tortato (Novo), Bruno Pessuti (Pode), Ezequias Barros (PMB), Osias Moraes (Republicanos) e Sidnei Toaldo (Patriota). Reis e os demais participantes do encontro aprovaram a ideia da audiência pública. Uma lista com as principais demandas da categoria foi adiantada durante a reunião.

“Nós também contaremos com o apoio da Associação Comercial do Paraná. Eles concordam que facilitar a atuação dos apps é benéfico para o comércio”, adiantou Rodrigo Reis. Outro tema debatido foi a reavaliação do quantitativo de vagas de táxi na capital, pois muitas delas estariam ociosas e poderiam, de alguma maneira, serem utilizadas também pelo transporte individual privado. Uma sugestão nesse sentido, de iniciativa de Rodrigo Marcial (Novo), foi aprovada pela CMC em setembro do ano passado.

Além de um grupo de nove motoristas de aplicativo, também estiveram na reunião a assessora jurídica do vereador Sidnei Toaldo, Leticia Lourdes Cabral Lopes, e o diretor-geral da CMC, Glauco Machado Requião.


*Notícia revisada pelo estudante de Letras Brunno Abati
Supervisão do estágio: Alex Gruba