Câmara homenageia ex-cônsul honorário da Costa Rica

por Nicole Thessing*, especial para a CMC — publicado 29/03/2023 17h15, última modificação 29/03/2023 18h08
Sergio Levy recebeu o diploma de congratulações pelos 22 anos em que esteve à frente do Consulado Honorário.
Câmara homenageia ex-cônsul honorário da Costa Rica

Sergio Levy atuou por 22 anos no Consulado Honorário da Costa Rica em Curitiba. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)

A Câmara Municipal de Curitiba (CMC) recepcionou, na sessão da última segunda-feira (27), o ex-cônsul honorário da Costa Rica Sergio Levy. Por iniciativa do presidente Marcelo Fachinello (PSC), o convidado recebeu o diploma de votos de congratulações e aplausos pela atuação à frente do Consulado Honorário da Costa Rica, na capital, ao longo de 22 anos (077.00062.2023).

Natural do Rio de Janeiro, o homenageado chegou ao estado do Paraná em 1975, para atuar como engenheiro eletricista na Itaipu Binacional. Ele fixou residência em Curitiba em 1990. Levy atuou também como secretário do Corpo Consular do Estado do Paraná; foi responsável pela criação de 16 clubes do Rotary no Paraná; fundou o Instituto de Relações Internacionais do Paraná (IRIP); e integra a Sociedade Ética e a força-tarefa "Preserve o planeta Terra", ambas do Rotary International.

Ex-cônsul honorário da Costa Rica

Em 1998, palestrou na Convenção do Rotary International na Guatemala, quando foi convidado pelo presidente James L. Lacy para se habilitar como cônsul honorário da Guatemala em Curitiba, sendo posteriormente também convidado pelo governo da Costa Rica. “Assim é que, em junho de 2000, após convite do embaixador da Costa Rica, Don Javier Sancho Bonilla, ele foi conduzido ao cargo”, explicou o vereador.

“Durante os 22 anos que esteve à frente do Consulado Honorário da Costa Rica, em Curitiba, Sergio Levy promoveu várias ações de integração cultural entre Curitiba e a Costa Rica, através de palestras em escolas e universidades, bem como atuou na promoção comercial, auxiliando nas missões comerciais desenvolvidas pelo Consulado Honorário da Costa Rica de Santa Catarina, sempre primando por divulgar Curitiba junto à Costa Rica e organizando ações locais com a presença do Embaixador”, ressaltou Fachinello.

Cuidado pet
A CMC também aprovou, nesta semana, novos votos de congratulações e aplausos. Na terça-feira (28), Sidnei Toaldo (Patriota) defendeu a homenagem de sua autoria à empresa Margarete Banho e Tosa, por seus 15 anos de atividade. Ele argumentou que sempre preza pela valorização do comércio local  e que a empresária está “fazendo um trabalho excelente, com muita clientela” (077.00159.2023).

“Margarete ama muito o que faz, inclusive um dos animais que recebeu o serviço de banho foi uma ovelha que se chamava Bita. Atende a todos com muito carinho e dedicação e por esse motivo merece o reconhecimento público por todos esses anos de amor pela sua profissão, empresa e principalmente pelos seus clientes”, ressalta o vereador na justificativa da proposição.

Notícia elaborada pela estudante de Jornalismo Nicole Thessing*, especial para a CMC
Supervisão do estágio e edição: Fernanda Foggiato
Revisão: Alex Gruba