Câmara reabre sessões plenárias na terça

por Assessoria Comunicação publicado 11/02/2005 00h00, última modificação 18/05/2021 16h10
Está confirmada a presença do prefeito Beto Richa para a reabertura dos trabalhos de plenário da Câmara Municipal de Curitiba, às 16h de terça-feira (15). O novo prefeito será recepcionado pelo presidente da Casa, João Cláudio Derosso (PSDB), e mais 37 vereadores. Falará sobre as prioridades que estão sendo desenvolvidas nestes primeiros 180 dias de administração e seu plano de governo. Secretários municipais das principais pastas da administração também acompanharão Richa, no protocolo que caracteriza o reinicio das atividades parlamentares.
Em tempo de novos mandatos a expectativa é grande, segundo o líder do prefeito, vereador Mario Celso Cunha (PSB). O parlamentar acredita que “a gestão de Richa será profícua e aquecida pelos novos vereadores, que, trazendo novas idéias, disposição, energia e criatividade, muito terão a acrescentar à administração e também pelo trabalho dos vereadores reeleitos, que, somados, darão o necessário eco de ressonância aos anseios da comunidade”.
Novos vereadores
Com o retorno às atividades de plenário, o Legislativo da Capital encerra o recesso parlamentar da legislatura, que marcou final de mandato de 35 vereadores em 2004. Esta será a 14ª legislatura, com o número de vereadores ampliado para 38. Durante o recesso, a Câmara se adaptou para adequar a funcionalidade de gabinetes e departamentos, já disponível para os novos vereadores.
Dos 38 parlamentares, 23 foram reeleitos. Entre as 12 siglas partidárias os partidos da Social Democracia Brasileira (PSDB) e da Frente Liberal (PFL) têm maior número de integrantes. Além do presidente da Casa, João Cláudio Derosso, o PSDB tem os vereadores Luis Ernesto, Paulo Frote, Nely Almeida e Celso Torquato, que passará a integrar a legenda. No PFL estão Fábio Camargo, Sabino Picolo, Geraldo Bobato, Julieta Reis e Roberto Hinça.
PTB e PPS são as outras duas bancadas com maior número de vereadores. Custódio da Silva, José Roberto Sandoval, Valdenir Dias e o vice- presidente da Casa, Jair Cézar, formam o PTB. Pelo PPS estão Zé Maria, Tico Kuzma, Serginho do Posto e Sérgio Ribeiro. Com três vereadores em cada bancada, vêm o PSB, com o líder do governo, Mario Celso Cunha, Manassés de Oliveira e Dona Lourdes; o PP de Ney Leprevost, Aldemir Manfron e Ângelo da Farmácia; o PT, de André Passos, Roseli Isidoro e Professora Josete; PDT, de Jorge Bernardi, Jairo Marcelino e Tito Zeglin, e o PMDB, com Reinhold Stephanes Júnior, Luiz Felipe Braga Côrtes e Paulo Salamuni. O PL tem Jônatas Pirkiel, Gilso de Freitas e Beto Moraes.
O PV e PC do B têm apenas um vereador, Aladim e Luizão Stellfeld, respectivamente.