Câmara Municipal vai homenagear Stica

por Assessoria Comunicação publicado 06/05/2004 00h00, última modificação 12/04/2021 14h01

O deputado estadual Natálio Stica será Cidadão Honorário de Curitiba. A proposta de homenagem, de autoria do vereador Pedro Paulo (PT), foi aprovada pela Câmara Municipal, em sessão que contou com a presença de Stica. A carreira do deputado foi destacada pelo presidente da Casa, vereador João Cláudio Derosso (PSDB), que lembrou a postura equilibrada do homenageado e a maneira clara de colocar sua opinião nos debates. O vereador Mario Celso Cunha (PSB) afirmou que essa é uma homenagem de reconhecimento da Casa pelas ações de Stica. "Competência, honradez e ética são as características desse grande negociador, que possui trânsito livre em todas as esferas”, afirmou o líder do prefeito. Também se manifestaram os vereadores Pedro Paulo (PT), Celso Torquato (PMDB), Angelo Batista (PP), Jônatas Pirkiel (PL), Nilton Brandão (PT), Jairo Marcelino (PDT), Rui Hara (PSDB), Paulo Frote (PSDB), Elias Vidal (PFL), Adenival Gomes (PT), Jair Cézar (PTB), Roseli Isidoro (PT), Paulo Salamuni (PMDB) e Reinhold Stephanes Júnior (PMDB).
Stica, que foi recebido no plenário por Derosso, agradeceu a homenagem e comentou que a experiência e o aprendizado político adquiridos durante os 10 anos que atuou na Câmara estão sendo muito úteis na Assembléia. Falou, ainda, sobre a demonstração de carinho de seus pares em lhe conceder o título.
Trabalho e justiça
Natálio Stica nasceu na cidade da Lapa, em 1952. É casado e pai de três filhos. Durante sua infância, trabalhou com o pai e os irmãos em uma olaria. Após ter concluído o ensino básico, mudou-se para Curitiba, onde se empregou como frentista, ao mesmo tempo em que estudava eletrônica no Senai, vindo a trabalhar na Siemens. Em 76, ingressou na Petrobras, como instrumentista, onde permaneceu ativo até assumir o primeiro mandato de vereador, em 1992. Stica, que sempre lutou por questões de trabalho e justiça, contribuiu em mobilizações e organizou muitas greves em favor dos trabalhadores. Foi dirigente sindical dos petroleiros do Paraná e Santa Catarina e presidente da Coordenação Nacional do Departamento dos Petroleiros da CUT.
Vida Política
O deputado foi presidente do Diretório do PT de Curitiba, em 1992, quando assumiu seu primeiro mandato como vereador. Em 94, foi candidato a deputado federal, porém não se elegeu, ficando como primeiro suplente, com 18 mil votos. Reelegeu-se vereador em 1996, numa prova de confiança de seus eleitores, por seu trabalho árduo e honesto. Sempre esteve ao lado da classe trabalhadora e um dos exemplos é que evitou o “self-service” nos postos de combustíveis da Capital, garantindo, assim, 4 mil empregos. Devido à sua importância, a proposta foi enviada para Brasília, sendo aprovada e conservando 350 mil empregos. Legislou, ainda, sobre a utilização de gás veicular em Curitiba.
Em 1998, candidatou-se a deputado federal, conquistando 28.700 votos e ficando como suplente. Como vereador, em 99, esteve envolvido em vários projetos, como o de rodízio das funerárias, tendo sido, inclusive, presidente da CPI das Funerárias instalada pela Câmara; da proibição de consumação mínima em bares e casas noturnas, incentivo aos esportes motorizados, entre outros, além de integrar a Comissão das Enchentes.
Em 2002, foi candidato a deputado estadual, sendo eleito com 31 mil votos. No ano passado, ocupou o cargo de vice-presidente da Assembléia Legislativa e, hoje, é o líder do Governo naquela Casa.