Câmara Municipal de Curitiba licita serviço de clipping jornalístico

por Claudia Krüger — publicado 07/06/2021 15h58, última modificação 07/06/2021 15h58
Pregão eletrônico nesta sexta (11) seleciona quem prestará o serviço de monitoramento de mídia à CMC, com valor máximo anual de R$ 132,6 mil.
Câmara Municipal de Curitiba licita serviço de clipping jornalístico

Câmara Municipal abriu concorrência pública para serviço de clipping jornalístico. (Foto: Carlos Costa/CMC)

A Câmara Municipal de Curitiba (CMC) publicou edital para contratar empresa de prestação de serviço de clipping jornalístico ao Legislativo. Disponível no Portal da Transparência, o documento (2/2021) estabelece critérios para o certame, que será realizado por meio de pregão eletrônico nesta sexta-feira (11), a partir das 9 horas. O encaminhamento das propostas será possível até as 8h30 da mesma data. 

Com valor máximo anual de R$ 132,6 mil, o contrato prevê a realização de clipping diário e em tempo real, com análise de conjuntura semanal, para acompanhamento de mídia e de notícias com conteúdo jornalístico de interesse da Câmara Municipal de Curitiba. A contratação do serviço é justificada pela necessidade de acesso diário e permanente às notícias, análises e tendências sobre projetos de leis e ações do Legislativo, dos vereadores e dos servidores. 

O edital especifica que a busca pelas informações deverá abranger veículos impressos de circulação nacional, regional, local e de bairros (em suas versões impressas e digitais), assim como emissoras de TV e de rádios AM e FM, tanto em seus canais como em suas páginas na internet. Também devem ser monitorados os conteúdos publicados em portais e agências de notícias, blogs jornalísticos e políticos, além de serviços de buscas de informações a partir das palavras-chave fornecidas pela Diretoria de Comunicação da CMC. 

Antes da adjudicação e da homologação do pregão, o licitante classificado em primeiro lugar será convocado para disponibilizar à Diretoria de Comunicação, em até três dias úteis a partir da data da convocação, a Prova de Conceito do serviço de clipping. O objetivo a amostra, com a duração de sete dias úteis, é comprovar, na prática, a capacidade de prestação do serviço e o atendimento das exigências técnicas do Termo de Referência. O licitante deverá atingir média igual ou superior a nove. 

A concorrência será por menor preço global, sendo desclassificadas as propostas com valor superior ao estabelecido. Além do edital online no Portal da Transparência, os interessados também podem retirá-lo na Diretoria de Licitações da CMC, na rua Barão do Rio Branco, 693, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 18h. O certame, de nº 874891, ocorrerá por meio do Portal de Licitações do Banco do Brasil. 

Publicidade

Em seu compromisso com a transparência, a Câmara Municipal divulga os processos licitatórios desde 2015. Além disso, as licitações presenciais são transmitidas ao vivo pelo YouTube, em canal exclusivo para os certames. A iniciativa facilita o acesso às informações pela população e o acompanhamento dos gastos públicos. Também amplia o alcance da informação, permitindo que mais prestadores de serviços fiquem sabendo das contratações e possam participar das concorrências.