Câmara homenageia personalidades femininas no Dia da Mulher

por João Cândido Martins | Revisão: Vanusa Paiva — publicado 10/03/2022 15h10, última modificação 10/03/2022 15h10
Vereadoras homenageiam mulheres que tiveram destaque em seus campos de atuação. Solenidade marcou comemorações referentes ao Dia da Mulher.
Câmara homenageia personalidades femininas no Dia da Mulher

Sessão Solene alusiva ao Dia Internacional da Mulher. Foto: Carlos Costa/CMC

Em homenagem ao Dia da Mulher, a Câmara Municipal de Curitiba (CMC) homenageou nesta quarta-feira (9) diversas mulheres que obtiveram destaque em suas áreas de atuação. A solenidade foi presidida pela vereadora Noemia Rocha (MDB) e teve a participação de todas as vereadoras da Casa. “Essa data comemora uma importante conquista para a representatividade da mulher na sociedade e da sua luta contínua e permanente por igualdade, pela valorização da mulher e contra a violência e a discriminação”, disse Noemia que pediu uma salva de palmas para as mulheres ucranianas.

Além de Noemia, estavam presentes as vereadoras: Flávia Francischini (PSL), Professora Josete (PT), Sargento Tânia Guerreiro (PSL), Carol Dartora (PT) e Indiara Barbosa (Novo), Maria Letícia (PV) e Amália Tortato (Novo).

A vereadora Maria Letícia (PV), que é procuradora da Mulher na Câmara, destacou que todas as mulheres enfrentam dificuldades recorrentes. “Mas elas insistem em caminhar, apesar dos cenários desfavoráveis, a exemplo das mulheres ucranianas que, além dos horrores da guerra, precisam lidar com o assédio de homens que as consideram fáceis e disponíveis, como certo deputado estadual de São Paulo”, afirmou. A parlamentar lembrou que o Brasil está atrás de países como Paraguai, Uruguai, Chile e Argentina no quesito igualdade de gênero. “Esta situação piorou com a pandemia, tendo sido registrados aumentos significativos nos casos de violência doméstica e feminicídio. Em Curitiba, por exemplo, o aumento foi de 26%”.

Maria Letícia, que está à frente da Procuradoria da Mulher da Câmara Municipal de Curitiba, acredita que a existência desse órgão pode ser uma alternativa para as mulheres que vivem situações de violência. De acordo com Letícia, “o projeto da Procuradoria foi proposto em 2019 e enfrentou alguns obstáculos, mas com o tempo houve avanços e contamos agora com estrutura e servidores próprios”. Integram a Procuradoria as vereadoras Maria Letícia, Carol Dartora e Noemia Rocha.

Luta e resistência
Para Professora Josete (PT), a celebração do Dia da Mulher é resultado de muita luta e resistência. Uma busca pela ocupação de espaços na sociedade. “As mulheres que homenageamos hoje simbolizam essa luta por meio de ações que impactam de forma positiva a cidade. Elas comprovam a capacidade das mulheres de estarem onde quiserem”, ressaltou Josete. Para a vereadora chega a ser inacreditável que em pleno ano de 2022 as mulheres ainda necessitem brigar por seus direitos. “Mesmo com todos esse problemas as mulheres estão na luta pelo respeito, pelos direitos e contra o negacionismo”, disse a parlamentar.

O feminicídio, frisou a vereadora, pode atingir todas as mulheres, independentemente de raça, cor ou credo. De acordo com ela, é muito provável que todos conheçam alguma mulher que passou por tal situação ou que a vive no presente. “E as mulheres negras se encontram em situação de violência muito maior, em virtude do racismo estrutural que assola o país”. Josete citou dados do Anuário Brasileiro de Segurança Pública, segundo o qual no estado do Paraná ocorre um caso de violência contra mulher a cada 6 minutos.

Agradecimento
Cristiana Rodrigues Britto, homenageada da vereadora Francischini, falou em nome da Secretaria Nacional de Políticas para Mulheres. Ela informou que a Secretaria está qualificando o trabalho, e o objetivo é fornecer microcrédito para todas as mulheres do país. “Esse tipo de ajuda é fundamental, pois a autonomia econômica funciona como uma porta de saída para o ciclo da violência doméstica”, reforçou.

Homenageadas
Vereadora Carol Dartora (PT): Jovina Renhgá Donato de Oliveira, vice-presidente do Conselho Nacional de Mulheres Indígenas; Branca Nogueira, mulher negra trans vinda de uma vivência de resistência e luta pela igualdade.

Vereadora Flávia Francischini (PSL): Cristiane Rodrigues Britto, advogada eleitoralista com atuação principal no ramo do Direito Partidário e secretária nacional de políticas públicas para mulheres; Silvane A.F. Farah, psicóloga, coordenadora do Departamento de Garantia dos Direitos da Mulher da Secretaria de Justiça, Família e Trabalho.

Vereadora Indiara Barbosa (Novo): Gisele Lasserre, fundadora do Tech Girls, vencedora do Prêmio Empreendedora Curitibana; Paula Batista, “master coach”, empresária na rede de franquias Ademicon.

Vereadora Maria Letícia (PV): Ana Lúcia Lourenço, desembargadora do Tribunal de Justiça, coordenadora da Cevid – Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar; Mariana Martins Nunes, defensora pública, coordenadora do Núcleo de Proteção e Defesa dos Direitos da Mulher da Defensoria Pública do Estado do Paraná (Nudem).

Vereadora Noemia Rocha (MDB): Carmen Austrália Paredes Marcondes Ribas, médica, diretora-geral da Faculdade Evangélica Mackenzie do Paraná; Ingle Falcão Ferreira de Freitas, pastora, conferencista, escritora e mentora, presidente da Associação Tempo de Milagres.

Vereadora Professora Josete (PT): Ana Carolina Caldas, jornalista com atuação voltada para a política, direitos humanos e educação; Andréa Emilia Marques Stinghen, farmacêutica e bioquímica, vice-presidente da Associação dos Professores da Universidade Federal do Paraná.

Vereadora Sargento Tânia Guerreiro (PSL): Carmen Silvia Romero Zdrojewski, ministra da Igreja do Evangelho Quadrangular, idealizadora do movimento Mães que Vão Além; Cecília Maria Mezzomo, professora e coordenadora de catequese, autora da coleção de livros “Caminho para Deus”.