Câmara homenageia os 60 anos de criação do Imap

por João Cândido Martins | Revisão: Ricardo Marques — publicado 01/12/2023 09h05, última modificação 01/12/2023 09h04
Atualmente o órgão atua na qualificação dos servidores de todas as secretarias municipais, além de ser responsável por projetos como o Fala Curitiba.
Câmara homenageia os 60 anos de criação do Imap

Por iniciativa do vereador Tico Kuzma, a Câmara homenageou os 60 anos de criação do Instituto Municipal de Administração Pública (IMAP). (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)

A Câmara Municipal de Curitiba promoveu, nesta quinta-feira (30), uma sessão solene para celebrar os 60 anos de criação do Instituto Municipal de Administração Pública (Imap). A sessão foi presidida pelo vereador Marcelo Fachinello (Pode) e contou também com a presença do vereador Tico Kuzma (PSD), líder do prefeito e proponente da solenidade.

Além deles, compuseram a mesa: Alexandre Jarschel de Oliveira, secretário municipal de Finanças e Orçamento; Salete de Fátima Floriani, Ilcéia Regina de Brito e Suzana Fortes Cruz, todas servidoras do Imap há 32 anos; Mauro Bobato (Pode), terceiro-secretário da Câmara; Bruno Pessuti (Pode), vice-líder do governo e presidente da Comissão de Constituição e Justiça. Outras presenças incluíram o vereador Serginho do Posto (União), presidente da Comissão de Economia, Finanças e Fiscalização; o vereador Oscalino do Povo (PP); Beatriz Batistella Nadas, secretária de Saúde; Maria Alice Erthal, presidente da Fundação de Assistência Social (FAS); Carlos Eduardo Pijak Júnior, secretário de Esporte, Lazer e Juventude; coronel Péricles de Matos, secretário municipal de Defesa Social e Trânsito; e o ex-vereador Borges dos Reis.

Assista à homenagem no Canal da Câmara no Youtube.

Veja as fotos da cerimônia no Flickr da Câmara. 

Saudação

Tico Kuzma, vereador proponente da homenagem, destacou que a presença de diversos secretários e secretárias municipais evidencia a importância do Imap para a administração pública. Segundo ele, o propósito desta sessão solene é resgatar a memória do instituto e valorizar seu trabalho junto à população de Curitiba. "Essa homenagem se soma a outras atividades que serão realizadas ao longo do mês de dezembro em comemoração aos 60 anos do Imap", acrescentou.

Kuzma esclareceu que o Imap foi uma iniciativa visionária do então prefeito Ivo Arzua, em 1963, e que a marca de 60 anos coincide com o momento em que Curitiba obtém o reconhecimento de ser a cidade mais "inteligente do mundo". Na visão do parlamentar, o objetivo de profissionalizar o funcionalismo municipal é desempenhado com excelência pelo Imap e, ainda segundo ele, são poucas as prefeituras brasileiras que mantêm uma instituição dessa natureza. Kuzma ressaltou o projeto Fala Curitiba, criado em 2017: "Uma iniciativa que amplia o diálogo sobre as leis orçamentárias envolvendo os 75 bairros da cidade", concluiu.

Mensagens do prefeito e do vice

Kuzma leu uma mensagem enviada pelo prefeito Rafael Greca. Segundo o prefeito, o Imap é motivo de orgulho por sempre buscar a melhor qualificação para os servidores municipais. “Se Curitiba foi reconhecida como a cidade mais inteligente do mundo, uma boa parte desse reconhecimento se deve ao trabalho dos servidores do Imap”, disse Greca. Em vídeo, o vice-prefeito Eduardo Pimentel cumprimentou todos os servidores do Imap e destacou as atividades desenvolvidas pelo Instituto, como a qualificação dos funcionários e a organização do dia a dia, fortalecendo os programas desenvolvidos nas diversas secretarias que compõem a estrutura administrativa da Prefeitura.

Agradecimento

Alexandre Matschinske, presidente do Imap, agradeceu a oportunidade de liderar o Instituto neste momento em que a instituição completa 60 anos de existência. Ele lembrou que as origens do Imap remontam ao ano de 1963, quando foi sancionada a lei que criou o antigo Instituto de Administração Municipal, órgão que, em 1991, foi reformulado e teve suas atribuições ampliadas, mas sem perder o foco na prestação de suporte a todos os órgãos da Prefeitura na realização de seus projetos e programas. “Em 2017, iniciamos uma reestruturação organizacional da Prefeitura, atendendo a um compromisso do prefeito no sentido de adequar a Prefeitura buscando maior economia. Foi um trabalho expressivo e com resultados imediatos”, disse ele.

O presidente do Imap também destacou trabalhos na área do desenvolvimento institucional com a realização de diversas ações de planejamento estratégico em várias secretarias. “Isso possibilitou”, garantiu ele, “que a Prefeitura se atualizasse nas ferramentas administrativas aplicadas hoje em dia”. Ele também se referiu à prestação de contas anual que o Imap faz junto à Câmara Municipal de Curitiba, por meio do relatório de gestão.

“Uma área que nos orgulha muito é a do desenvolvimento profissional. Até o momento, 292 servidores foram certificados em cursos de pós-graduação de forma gratuita, e os graus de avaliação desses cursos são fantásticos. Atualmente, temos 180 alunos cursando as 8 pós-graduações do Imap”, explicou Matschinske. O instituto também oferece cursos nas mais diversas áreas, voltados tanto para servidores quanto para não servidores. “Em 2023, houve mais de 13.500 inscrições nos diversos cursos oferecidos pelo Imap em conjunto com outras áreas da Prefeitura”, disse ele.

Fala Curitiba

O presidente do Imap expressou orgulho por ter participado da criação do programa Fala Curitiba. "Lembro como se fosse hoje as audiências públicas em que fomos confrontados pela população sobre o funcionamento do Fala Curitiba. Fomos desafiados a conceber um programa de consultas públicas que fosse diferente e que produzisse resultados efetivos e imediatos para a cidade", disse ele. Para Matschinske, quando se fala em cidade mais inteligente do mundo, não se está referindo apenas aos aspectos tecnológicos. No entendimento do presidente do Imap, "a cidade mais inteligente do mundo é aquela em que os cidadãos não jogam lixo nas ruas, a cidade em que os servidores estão capacitados a servir bem".

Homenageadas

Receberam um diploma em referência à passagem dos 60 anos de existência do Imap as servidoras Salete de Fátima Floriani, Ilcéia Regina de Brito e Suzana Fortes Cruz. Todas elas atuam há 32 anos no Instituto e representaram todos os 72 servidores daquele órgão.