Câmara entregará o prêmio Pablo Neruda de Direitos Humanos

por Assessoria Comunicação publicado 06/12/2019 12h35, última modificação 12/11/2021 07h43

A Câmara Municipal de Curitiba (CMC) realizará, nesta terça (10), a entrega do prêmio Pablo Neruda de Direitos Humanos, concedido pelo Legislativo há 15 anos em razão do Dia Internacional dos Direitos Humanos, para personalidades que se destacam em suas atividades nessa área. O prêmio foi instituído pela lei municipal 11.258/2004, hoje revogada e atualmente é regulamentado pela lei complementar 109/2018, que unificou as homenagens da CMC.

Na terça, antecedendo a solenidade, também está prevista a segunda apresentação do auto de Natal, nas escadarias do Palácio Rio Branco. O evento integra o Natal de Curitiba - Luz dos Pinhais 2019: Uma História de Brilho e Emoção, nome oficial dos eventos realizados pela Prefeitura de Curitiba na cidade, com direito a feira gastronômica. São dois autos: A Anunciação do Anjo Gabriel e o Auto do Nascimento: O Sentido do Natal, que contam de forma lúdica e popular a história do nascimento do Menino Jesus, poeticamente rimada e cantada em prosa e verso (leia mais).

Entre os homenageados do Prêmio Pablo Neruda deste ano está o advogado Elias Mattar Assad, por indicação de Julieta Reis (DEM). Segundo ela, Assad atua em casos criminais de grande repercussão, como os originários das denominadas operações Lava a Jato, Pecúlio, Carne Fraca, Parceria, Publicano, Fim de Feira, entre outras. Atua também em inúmeros outros casos criminais rumorosos, como o caso da médica intensivista Virgínia Helena Soares de Souza, do Ex-deputado Carli Filho (dolo eventual na condução de veículo); da YouTuber Isabelly, entre incontáveis causas criminais ao longo dos últimos 40 anos de militância.

Outra indicada este ano ao prêmio Pablo Neruda é a Associação Menonita de Assistência Social, uma Organização da Sociedade Civil, que, de acordo com com Tito Zeglin (PDT), autor da homenagem,  tem por propósito: “amar, cuidar, proteger e ensinar, proporcionando o desenvolvimento integral de crianças e adolescentes, que se encontram em situação de vulnerabilidade e risco social”. Fundada em 1970, na cidade de Palmeira/PR, a entidade atendia inicialmente 15 crianças. Atualmente, a AMAS atende mais de 1.300 crianças e adolescentes em 9 unidades no Paraná, inclusive em Curitiba, nos bairros Pinheirinho, Uberaba e Xaxim.

Por iniciativa de Ezequias Barros (Patriota) receberá o prêmio Andrea Oliveira Carneiro. Nascida em Telêmaco Borba no dia 21 de novembro de 1973, a homenageada é formada em pedagogia e graduanda do curso de psicologia. “Na cidade de Curitiba através do trabalho desempenhado na comunidade local, no ano de 2009, tiveram início encontros, cujas palestras focam no cuidado de famílias e superação de comportamentos limitadores. Esses [encontros] já se espalharam por todo o estado do Paraná e tem sido uma grande ferramente para transformação de vidas” explica a justificativa da homenagem.

Também homenageado este ano será o advogado Nelson Scarpim Júnior, procurador jurídico da Câmara Municipal de Curitiba desde julho de 1987. A indicação é do vereador Zezinho Sabará (PDT). Scarpim tem especialização na área do Direito Administrativo pelo Instituto Brasileiro de Estudos Jurídicos (2002-2004). Autor do livro “Responsabilidade Civil do Estado” (Editora JURUÁ, 2002), o homenageado integrou a Assessoria Jurídica da primeira comissão que elaborou a Lei Orgânica do Município de Curitiba. Além disso, exerceu cargo de Chefia e Diretoria da Câmara Municipal de Curitiba, por vários anos.

Indicações

Este ano, 19 indicações foram feitas pelos vereadores. Serão agraciados: Tânia Mara Da Silva [indicação de Thiago Ferro (PSDB), vereador licenciado e atual presidente da Fundação de Assistência Social (FAS)]; Cinthia Maria Bernadelli Dias [Osias Moraes (Republicanos)]; Associação Menonita de Assistência Social – Amas [Tito Zeglin (PDT)]; Pe. Renaldo Amauri Lopes [Mestre Pop (PSC)]; Elias Mattar Assad [Julieta Reis (DEM)]; Fernanda Rodrigues [Pier Petruzziello (PTB)]; Nilton Ribeiro de Souza [Cristiano Santos (PV)]; Daisy Maria Napoli [Katia Dittrich (Solidariedade)]; Amilto Justus [Fabiane Rosa (DC)]; Centro Redentorista de Ação Social – CERAS [Tico Kuzma (Pros)]; Nelson Scarpim Junior [Zezinho Sabará (PDT)]; Darkles Guimarães de Oliveira [Oscalino do Povo (Pode)]; Carlos Antônio Riedi [Alex Rato (PSD)]; Centro Evangelístico e Base Missionária Rocha Viva [Maria Manfron (PP)]; Andrea Oliveira Carneiro [Ezequias Barros (Patriota)]; Dom Francisco Cota de Oliveira [Marcos Vieira (PDT)]; Ricardo Marcelo Fonseca [Professor Matsuda (ex-vereador)]; Genezio Dias de Oliveira [Noemia Rocha (MDB)]; e Edson Ferreira de Araújo [Bruno Pessuti (PSD)].

Pablo Neruda
Nascido em Parral, no Chile, em 1904, como Neftali Reyes Basualto, Neruda escreveu seus primeiros versos antes de completar 15 anos. De "20 Poemas de Amor e uma Canção Desesperada" até os "Versos do Capitão", a poesia do chileno trata do cosmos, da água, do ar, das raízes históricas ou dos problemas do homem simples e das relações humanas.

Em 1945, foi eleito senador, integrando a coalizão Progressista Nacional. Naquele ano, aderiu formalmente ao Partido Comunista. Quando o partido foi proibido, em 1948, fugiu para a Argentina e de lá seguiu para a Europa, onde viveu durante cinco anos no exílio entre Itália, França e outros países.

Ao voltar ao Chile, foi candidato à presidência, em 1969, mas desistiu da candidatura em favor do líder socialista Salvador Allende, que venceu a eleição. Durante o governo de Allende, foi embaixador do Chile na França e recebeu o Prêmio Nobel de Literatura. Retornou ao Chile em 1973 e refugiou-se em sua casa de praia, onde morreu, vítima de câncer, aos 69 anos, no dia 23 de setembro do mesmo ano, duas semanas depois da morte de Allende.