Câmara desenvolve ações para a segurança pública

por Assessoria Comunicação publicado 21/01/2005 00h00, última modificação 18/05/2021 15h17
Buscar soluções para reivindicações da população, que reclama urgentemente maior número de ações na área da segurança pública, é uma das tarefas que a Comissão de Segurança Pública e Defesa da Cidadania da Câmara de Curitiba propõe para este ano. Em 2004, a realização de seminários e a criação do Conselho Municipal da Cultura da Paz mostraram a evolução do legislativo municipal nesta área.
Na nova legislatura, com 23 vereadores reeleitos e 15 novos, a Comissão será presidida pelo advogado e parlamentar Valdenir Dias (PTB). Dias, eleito em outubro do ano passado, é consultor jurídico, presidente da Federação das Entidades Comunitárias e Associações de Moradores do Paraná, e foi colaborador no projeto Prisão em Flagrante, da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Paraná, que beneficia pessoas carentes desassistidas do acompanhamento de um advogado. A sua experiência vai ser útil para presidir a Comissão, que tem como membros o também advogado Jônatas Pirkiel (PL), Dona Lourdes de Santa Quitéria (PSB), Tico Kuzma (PPS) e Tito Zeglin (PDT).
Compaz
O Conselho Municipal da Cultura da Paz de Curitiba já possui todas as prerrogativas da lei 11.240/04, para desenvolver as ações preconizadas pelos diversos vereadores que apresentaram o projeto na Câmara Municipal, no ano passado. O Compaz será um mecanismo capaz de interferir socialmente na cultura da paz, na cidade, através de câmaras técnicas específicas em cada assunto de educação, cultura, saúde pública, segurança, meio ambiente, criança e idosos, cidadania, direitos humanos e, ainda, com portadores de deficiência.

A sua criação foi uma das boas conquistas na área da segurança pública alcançada pelos vereadores, como a realização de seminários, destacando-se o da Educação para a paz e segurança nas escolas, violência e indisciplina na escola: o que fazer? Os participantes do seminário apresentaram projetos e ações pedagógicas a serem desenvolvidas pelos órgãos públicos, envolvendo alunos e professores, famílias e a comunidade.