Câmara debate implantação de mototáxi em Curitiba

por Assessoria Comunicação publicado 25/10/2019 15h45, última modificação 11/11/2021 08h34
A Câmara Municipal de Curitiba (CMC), realizou, nesta quinta-feira (24), um debate sobre a possibilidade de implantação do serviço de mototáxi em Curitiba. A iniciativa do evento foi de Zezinho Sabará (PDT), que já havia abordado o assunto numa tribuna livre realizada no dia 25 de setembro. Ele é autor do projeto que “autoriza serviços de transporte remunerado de passageiros, por meio de motocicletas, sob o regime de permissão e respectiva licença, no município de Curitiba” (005.00163.2019). 

Para Zezinho, trata-se de um serviço rápido, eficaz e barato. “Além de criar um novo mercado de trabalho, vai ajudar a descongestionar as ruas”, disse ele. Zezinho declarou que encara a aprovação de seu projeto como um desafio, mas considera que a medida pode ser benéfica para a cidade. “Se outras cidades já adotaram esse serviço, por que não Curitiba?”, questiona.

Para Edevaldo Silva, proprietário da empresa Moto Express, Zezinho foi muito ousado quando resolveu apresentar o projeto. “Com certeza arranjou um monte de inimigos, porque o assunto é polêmico”. Edevaldo citou exemplos de situações em que o serviço de moto táxi pode ser de muita valia, como é o caso que se verifica nos horários de rush nos entornos das faculdades. “Da mesma forma, para os concursandos que precisam chegar no horário certo em seus locais de provas”, disse. 

No entendimento de Edivaldo, a aprovação do projeto, do qual foi um dos idealizadores, vai ser positiva para Curitiba. Compareceu também o empresário Élcio Nikolaiuw, proprietário da empresa Espaço Motos, para quem o projeto só tem a acrescentar. “No caso de necessidade de um transporte mais rápido, numa urgência, numa ida para o aeroporto, são muitos os casos”. Ele mencionou que a medida já foi adotada em diversas cidades do Brasil.

Valentim Steckel, chefe de gabinete do vereador Zezinho Sabará, foi o próximo a debater o assunto. “O que importa para nós ao discutirmos a amplitude de um projeto como esse é exatamente a diversidade das pessoas que têm interesse na solução do problema”, disse ele. No entendimento de Steckel, “abriu um novo precedente” quando a cidade de Curitiba aceitou o serviço de transporte individual de passageiros, como Uber, 99, Cabify, entre outros. 

Ele destacou a possibilidade de melhoria financeira para os que passarem a trabalhar com o mototáxi e também mencionou que esse modelo de transporte vai ajudar a descongestionar as ruas. De acordo com Steckel, pra trabalhar com mototáxi, o projeto prevê que “o motociclista tem de passar pelas mesmas exigências pelas quais passa um motorista de Uber”. Ele ainda destacou que cidades como Foz do Iguaçu, Cascavel, Londrina, Maringá, Rio de Janeiro, São Paulo e Florianópolis, entre muitas outras, já adotaram o serviço.

Zezinho abriu para manifestações do público presente. Alzira, que se identificou sem citar o sobrenome, declarou que sempre fez uso do mototáxi nas cidades onde o serviço foi implantado. “Se houvesse em Curitiba eu com certeza usaria”, declarou. O servidor Eugênio, que trabalha no gabinete do vereador Zezinho, relatou uma viagem de mototáxi em Umuarama e que foi, na sua opinião, muito satisfatória. “É seguro, rápido e barato”, disse ele. Em resposta a plateia, Edevaldo Silva disse que há a possibilidade dos profissionais envolvidos organizarem uma cooperativa e, a partir dela, criarem um aplicativo próprio para o atendimento da clientela.