Câmara de Vereadores retoma Frente em Defesa dos Taxistas de Curitiba

por José Lázaro Jr. | Revisão: Ricardo Marques — publicado 17/03/2025 14h40, última modificação 17/03/2025 15h28
Vereadores decidiram retomar Frente Parlamentar em Defesa dos Taxistas, criada na legislatura passada da Câmara Municipal.
Câmara de Vereadores retoma Frente em Defesa dos Taxistas de Curitiba

Vereadores e direção do Sinditáxi-PR no plenário da Câmara de Curitiba. (Foto: Jean Lucredi/CMC)

Por iniciativa do vereador Nori Seto (PP), foi recriada, nesta segunda-feira (17), a Frente Parlamentar em Defesa dos Taxistas de Curitiba, que na legislatura passada atuou no apoio às demandas da categoria, quando era presidida pelos ex-vereadores Alexandre Leprevost e Mauro Bobato, que não se reelegeram para a 19ª Legislatura. “Vamos dar continuidade ao trabalho desenvolvido, somando forças para pensar políticas públicas, em especial às relacionadas às outorgas e licenciamentos”, adiantou Nori Seto.

A recriação da Frente Parlamentar em Defesa dos Taxistas recebeu o apoio de onze vereadores (422.00010.2025). Além de Nori Seto, que protocolou o requerimento, são coautores da iniciativa Beto Moraes (PSD), Bruno Rossi (Agir), Camilla Gonda (PSB), Giorgia Prates - Mandata Preta (PT), Hernani (Republicanos), Leonidas Dias (Pode), Lórens Nogueira (PP), Renan Ceschin (Pode), Sidnei Toaldo (PRD) e Tiago Zeglin (MDB). O presidente da CMC, Tico Kuzma (PSD), disse que, em razão do cargo, não assinou com os colegas, mas apoia os taxistas.

Kuzma registrou, em plenário, que o prefeito Eduardo Pimentel, no último dia 27, anunciou a redução em 50% do valor da outorga dos táxis, atualmente em R$ 1.950, e a prorrogação do início da cobrança por seis meses. A criação da Frente Parlamentar foi acompanhada, em plenário, pelo presidente do Sinditaxi-PR, Djalma Rodrigues, saudado por Nori Seto da tribuna da Câmara de Curitiba. “Os taxistas são embaixadores da cidade, tendo o primeiro contato com os turistas e visitantes”, destacou Seto.

Presidente da Frente Parlamentar do Trânsito, a vereadora Delegada Tathiana Guzella (União) colocou-se à disposição para reverberar demandas dos taxistas e disse que, com o aumento dos veículos na cidade, “a cada ano o trânsito fica pior”. “Apesar da concorrência com os aplicativos, os taxistas continuam sendo uma opção importante de mobilidade em Curitiba”, reconheceu Renan Ceschin, ecoando as opiniões de Sidnei Toaldo e João da 5 Irmãos (MDB).