Câmara de Curitiba retoma sessões presenciais em abril

por José Lázaro Jr. | Revisão: Vanusa Paiva — publicado 04/03/2022 11h20, última modificação 04/03/2022 12h46
A partir de 24 de março, solenes e audiências públicas poderão ocorrer presencialmente. Em abril, voltam as sessões plenárias no Palácio Rio Branco.

Nesta quinta-feira (3), a Mesa Diretora da Câmara Municipal de Curitiba (CMC) anunciou ao Colégio de Líderes que retomará presencialmente as sessões plenárias em abril. A redução dos casos de covid-19 na capital, no mês de fevereiro, embasou a decisão, com a cidade atualmente em bandeira amarela, que é a menor gradação de risco utilizada pela Secretaria Municipal da Saúde.

"Desde o início da pandemia, há dois anos, a CMC tem tomado medidas para proteger seus funcionários, a população que procura os vereadores e os parlamentares dessa doença terrível, que matou milhares de brasileiros. Apesar de todas as dificuldades, a Câmara não parou em nenhum momento, pelo contrário, até batemos recordes, intensificando as atividades, como as 46 audiências públicas realizadas no ano passado”, destaca Tico Kuzma (Pros), presidente do Legislativo.

“Agora, com a redução das mortes, das internações e dos casos, graças ao avanço da vacinação em Curitiba, que tem uma população comprometida com a sociedade, julgamos que é hora de sinalizar esse novo momento. Vamos retomar as atividades presenciais, mantendo os cuidados, mas de olho no futuro, na retomada da economia e na reconstrução da normalidade", anunciou Kuzma.

Desde julho de 2021 as sessões eram realizadas de forma híbrida, com vereadores parte em plenário, parte participando por videoconferência. Em novembro, há quatro meses, a CMC reabriu o Palácio Rio Branco à população, permitindo o acompanhamento das sessões e a visitação do prédio histórico, desde que respeitadas as medidas de prevenção. Durante as sessões, a Câmara manterá portas e janelas abertas para ventilação do ar, disponibilizará álcool em gel e obrigará o uso de máscaras a todos os participantes.

A Mesa Diretora é formada por Tico Kuzma (Pros), presidente da CMC, Alexandre Leprevost (Solidariedade), 1º vice, Tito Zeglin (PDT), 2º vice, Flávia Francischini (PSL), 1ª secretária, Professora Josete (PT), 2ª secretária, Professor Euler (PSD), 3º secretário), e Mauro Ignácio (DEM), 4º secretário. O Colégio de Líderes é um órgão colegiado, formado por 13 parlamentares, sendo 8 líderes de blocos parlamentares, 3 líderes de bancadas partidárias, mais o líder do governo e o da oposição. 

A partir de 24 de março, ainda neste mês, a Câmara de Curitiba retomará as audiências públicas e as sessões solenes com presença de público. Em relação às comissões permanentes e temporárias, caberá aos presidentes de cada colegiado estipular se continuarão com o modelo híbrido ou retornarão às reuniões presenciais, desde que respeitados os protocolos de segurança.

No Colégio de Líderes, a Mesa também atualizou os vereadores sobre os projetos de resolução da Comissão Executiva que estão tramitando (004.00004.2021 e 004.00006.2021) e sobre as licitações em andamento na Casa. Na reunião, Professora Josete reforçou o convite para que os mandatos participem do evento sobre a aplicação da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) na CMC, no próximo dia 10, organizado pela Escola do Legislativo com a Procuradoria Jurídica da Câmara (leia mais).

Confira aqui todas as notícias relacionadas às reuniões do Colégio de Líderes.